uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
João Heitor e o PSD acabam com reinado socialista no Cartaxo
João Heitor (PSD) destronou o socialisra Pedro Ribeiro na Câmara do Cartaxo

João Heitor e o PSD acabam com reinado socialista no Cartaxo

Município era gerido pelo PS desde as primeiras eleições autárquicas, na década de 70

João Heitor e o PSD fizeram história no Cartaxo ao destronarem o PS da governação do município, que era socialista desde as primeiras eleições autárquicas. Às dez da noite de domingo já se adivinhavam ventos de mudança no município do Cartaxo, bastando para tal observar os estados de alma que se viviam nas sedes de campanha do PSD e do PS, separados por escassos 100 metros, na Rua Batalhoz.

Na sede do PSD muita gente na rua, copos de cerveja nas mãos, bandeiras do PSD, abraços, beijos. A música de fundo que vinha do restaurante ao lado casava perfeitamente com o ambiente festivo e prenunciador de um grande feito. Na sede do PS, pouca gente no interior e no exterior, conversas em surdina, consciência de que a câmara estava perdida, como assumiu o ainda vice-presidente da câmara, Fernando Amorim, a O MIRANTE.

Alguns candidatos do PSD em anteriores eleições, como Vasco Cunha, Paulo Neves e Jorge Gaspar, não escondiam a sua alegria por finalmente terem conquistado a Câmara do Cartaxo. Um ex-presidente pelo PS, Paulo Varanda, também se juntou aos festejos.

Mas João Heitor é que foi o rei da noite. No passeio junto à sede ia aguardando a definição dos resultados e às 22h30 já assumia a vitória. Os apoiantes gritavam “Cartaxo! Cartaxo!” e “João Heitor! João Heitor!”. Muito felicitado, não escondeu a emoção e verteu algumas lágrimas enquanto festejava com muitos dos seus apoiantes mais próximos. A O MIRANTE disse que uma das primeiras coisas que vai fazer como presidente da câmara é reunir com os trabalhadores do município. “É uma grande responsabilidade não poder falhar a estas pessoas. As pessoas decidiram e nós estamos cá para assumir a responsabilidade”, disse a O MIRANTE em plena festa. No mapa das freguesias os vencedores foram os seguintes: Cartaxo e Vale da Pinta (PSD); Ereira e Lapa (PSD); Pontével (IND); Valada (PS); Vale da Pedra (PS); Vila Chã de Ourique (PS)..

Manuel Barros

À margem

Um apoio de peso que deu frutos

O antigo presidente da Junta de Freguesia da Lapa e histórico militante socialista Manuel Barros tornou público o seu apoio à candidata do PSD na União de Freguesias de Ereira e Lapa dias antes das eleições autárquicas de domingo. Uma forma de o militante socialista desde 1982 reconhecer todo o apoio que o eleitorado do PSD lhe deu ao longo dos seis mandatos em que venceu as eleições na Lapa. A julgar pela vitória esmagadora do PSD e de Alexandra Barros (68%) na União de Freguesias de Ereira e Lapa (que era do PS), o apoio de Manuel Barros deu os frutos desejados.

João Heitor e o PSD acabam com reinado socialista no Cartaxo

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido