uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Sónia Sanfona conquista Alpiarça à terceira tentativa num dos dias mais felizes da sua vida
Sónia Sanfona destronou a CDU que foi Poder na Câmara de Alpiarça nos últimos 12 anos

Sónia Sanfona conquista Alpiarça à terceira tentativa num dos dias mais felizes da sua vida

Com a saída dos resultados das primeiras mesas de voto no concelho de Alpiarça o PS começou a acreditar que podia ganhar as eleições.

Com a saída dos resultados das primeiras mesas de voto no concelho de Alpiarça o PS começou a acreditar que podia ganhar as eleições numa terra onde era expectável que a luta fosse renhida entre socialistas e os comunistas. Sónia Sanfona já tinha tentado duas vezes destronar os comunistas e à terceira conseguiu uma maioria absoluta perante o até agora vice-presidente do município, João Pedro Arraiolos, um homem do terreno que não conseguiu tirar partido dessa vantagem. Ainda os resultados não estavam completamente fechados já se cantava vitória na sede de campanha do PS, com Sónia Sanfona, que integra o conselho de administração do Hospital de Santarém, a distribuir dezenas de abraços por militantes e simpatizantes que iam enchendo a sala.

Para Sónia Sanfona o dia 26 de Setembro é um dos dias mais felizes da sua vida, conforme disse a O MIRANTE. Sempre acompanhada por alguns históricos do partido, foram muitos os jovens que também marcaram presença na campanha e na noite da vitória. A agora presidente acreditava que a população iria reconhecer o seu projecto movido por “uma vontade férrea de melhorar Alpiarça” considerando que esta é uma oportunidade de “mudar a terra, de fazer um bocadinho mais por ela e de resolver muitos problemas”.

Com 3.737 votantes, 59,62% dos inscritos, o Partido Socialista, que já tinha governado o município entre 1997 e 2009, ficou à frente da CDU com mais 113 votos, o que num concelho pequeno faz a diferente e foi o suficiente para eleger três dos cinco lugares no executivo. Há quatro anos, os comunistas tinham vencido com uma margem de 179 votos, mas num cenário de uma abstenção mais baixa. Em 2017 tinham votado 61,11% dos eleitores, contra 59,62% de agora. O regresso de Francisco Cunha, eleito entre 2013 e 2017 por uma coligação liderada pelo PSD, podia ter baralhado as contas, mas os seus 348 votos arredaram-no do regresso à câmara.

A política mudou no concelho, mas os cenários mantêm-se idênticos, com mais um empate na assembleia municipal. A oposição elegeu oito lugares (sete da CDU e um do PSD), contra sete do PS, mas os socialistas conquistaram a freguesia e o presidente da junta, Jorge Costa, tem assento na assembleia municipal. Na única freguesia do concelho, a de Alpiarça, o PS ganhou com uma margem de 36 votos, ficando com seis mandatos, os mesmos que a CDU (PCP e Partido Os Verdes), tendo o PSD eleito um.

Sónia Sanfona conquista Alpiarça à terceira tentativa num dos dias mais felizes da sua vida

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido