uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Estudantes procuram mais Politécnicos de Santarém e Tomar
Escola Superior de Desporto de Rio Maior voltou a ter muita procura e ficou com todas as vagas preenchidas

Estudantes procuram mais Politécnicos de Santarém e Tomar

Instituições registaram crescimento a rondar os 10 por cento no número de colocados na primeira fase de acesso ao ensino superior. Mesmo assim, em Santarém ainda há 235 vagas e em Tomar 276.

A Escola Superior de Saúde de Santarém e a Escola Superior de Desporto de Rio Maior ficaram com todas as vagas preenchidas nos seus cursos de licenciatura, na primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior. Das 971 vagas disponíveis nas cinco escolas do Instituto Politécnico de Santarém restam 235.

A Escola Superior Agrária de Santarém foi a que ficou com mais vagas disponíveis para a segunda fase, num total de 105. A Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém (ESGTS) tem 84 e a Escola Superior de Educação de Santarém conta com 46. O curso de Informática da ESGTS é o que tem mais vagas, num total de 54, seguindo-se a licenciatura em Zootecnia na ESAS, com 25.

O IPSantarém disponibilizou em 2021 mais 5% de vagas do que em 2020, preenchendo 750 na primeira fase (mais 54 do que no ano passado, correspondendo a um aumento de 9,2%), sendo uma das instituições do país que mais cresceu proporcionalmente em número de colocados, sendo 562 de primeira opção, destaca o presidente da instituição, João Moutão.

Os 750 novos estudantes do Politécnico de Santarém colocados na primeira fase do concurso nacional de acesso ficaram assim distribuídos: Escola Superior Agrária - 65 estudantes; Escola Superior de Educação - 99 estudantes; Escola Superior de Saúde - 82 estudantes; Escola Superior de Gestão e Tecnologia - 235 estudantes; Escola Superior de Desporto de Rio Maior - 269 estudantes.

De sublinhar que foi ocupada a totalidade das vagas disponíveis em 10 cursos, tendo a Escola de Desporto e a Escola de Saúde esgotado todas as vagas logo na primeira fase. João Moutão destaca ainda que os cursos de Agronomia e de Zootecnia da ESAS foram, de longe, os que tiveram mais candidatos entre o ensino politécnico apenas superados pelos do Instituto Superior de Agronomia (Lisboa) e da Universidade de Évora.

Politécnico de Tomar com quase metade das vagas ocupadas

O Instituto Politécnico de Tomar teve uma taxa de ocupação de vagas de 46% das 512 vagas disponíveis para o 1º ano/1ª vez no ano lectivo 2021/2022, o que representa um aumento de cerca de 10% em comparação com o ano passado. Ao todo sobraram 276 vagas.

Os cursos com mais vagas por preencher pertencem à Escola Superior de Tecnologia de Tomar (ESTT) e são os de Engenharia Informática (49 vagas) e Engenharia Electrotécnica e de Computadores (40 vagas), seguidos do de Informática e Tecnologias Multimédia (29 vagas) da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA).

Em relação aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (cTeSP), a instituição presidida por João Coroado destaca que no momento em que decorre a segunda fase de candidaturas verifica-se que o número de candidatos admitido na primeira fase foi de cerca de duas centenas de alunos.

A fase de apresentação de candidaturas à segunda fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior decorre até 8 de Outubro.

Estudantes procuram mais Politécnicos de Santarém e Tomar

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido