uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Sabores do campo regressam a Vila Franca de Xira
Alberto Mesquita apresentou a campanha de gastronomia de Vila Franca de Xira que este ano tem várias novidades

Sabores do campo regressam a Vila Franca de Xira

Restaurantes e sector hoteleiro unem-se na cidade para receber visitantes e mostrar o que a cidade tem de melhor, à mesa e à beira Tejo.

A popular campanha de gastronomia “Sabores do Campo à Mesa” de Vila Franca de Xira volta à cidade em Novembro com várias novidades depois da pandemia, com destaque para a prova do novo doce oficial do concelho, o “Franxiro”.

A edição deste ano foi apresentada durante a Feira de Outubro pelo presidente do município, Alberto Mesquita. O certame gastronómico, que tem a participação de 22 restaurantes do concelho, tem como destaque o torricado de bacalhau assado, um dos pratos típicos da região e cuja receita tem origem na dura vivência no campo dos campinos e outros trabalhadores rurais que, muitas vezes, tinham no seu farnel o bacalhau, o pão, o azeite e o alho.

Este ano também dois novos pratos prometem ser as estrelas do certame: a canja à vilafranquense, que já é marca registada; e também o coelho, à caçador e em escabeche. Outro destaque deste ano será a presença do “Franxiro”, o doce oficial do concelho e que resulta de um concurso lançado pelo município e que foi ganho pelos alunos do curso profissional de cozinha e pastelaria da Escola Secundária do Forte da Casa. Também os vinhos produzidos pelo município na Quinta da Subserra, os Encostas de Xira tinto e branco, são propostos para acompanhamento.

A sessão de apresentação deu a provar aos visitantes as novas colheitas. “Temos muito orgulho no patamar de excelência e prestígio que os nossos vinhos já atingiram e não regateámos esforços para chegar a este nível. E espero que assim continue”, afirmou Alberto Mesquita.

O evento tem sido considerado um sucesso nos anos anteriores e reforça este ano a presença com propostas de lazer para os visitantes: descontos em alojamento local, passeios a cavalo, visitas ao barco varino e passeios no Tejo, observação de aves na Lezíria e visitas guiadas ao Museu do Neo-Realismo e até provas de vinhos na Quinta da Subserra, em Alhandra, onde é produzido o vinho Encostas de Xira.

A colheita aumentou este ano para 14 toneladas (mais duas que o ano passado) nas vinhas brancas e 36,5 toneladas (mais 13 que o ano passado) nas tintas. O resultado foi uma produção de 9.500 litros de vinho branco e 28 mil litros de vinho tinto.

Alojamento local nas quintas municipais

Apesar de estar de saída do cargo Alberto Mesquita não deixou de anunciar que a estratégia turística do município está delineada e que há previsão de desenvolvimentos a acontecer a curto prazo, a começar pela criação de alojamento local turístico nas quintas municipais do Sobralinho e Subserra. “A sua criação está para muito breve”, afirmou o autarca.

Sabores do campo regressam a Vila Franca de Xira

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido