Feira dos Frutos Secos de Tomar nos dois próximos fins de semana
Decisão de não realizar a tradicional Feira de Santa Iria foi tomada em Maio e mantém-se. Evento alternativo decorre de 15 a 24 de Outubro.
Ainda não é desta que a Feira de Santa Iria, em Tomar, desconfina. A decisão tinha sido tomada em Maio pela câmara municipal e mantém-se. Pelo segundo ano, em vez do popular acontecimento anual, que costuma atrair milhares de visitantes e faz parte da identidade cultural da cidade e do concelho, volta a realizar-se apenas uma Feira de Frutos Secos e uma tasquinha.
A tasquinha, de sardinhas e frango, funciona diariamente na tenda do mercado, das 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 23h00 (dia 15 só jantar e dia 24 só almoço). No interior do mercado a Feira de Frutos Secos pode ser visitada às sextas-feiras e sábados, das 8h00 às 21h00, e aos domingos, das 10h00 às 17h00. A Feira de Santa Iria também não terá este ano a sua procissão, em honra da padroeira, após a qual costuma haver o lançamento de pétalas de flores ao rio Nabão. Segundo a lenda, Santa Iria terá vivido na antiga cidade visigótica Sellium/Nabância, em meados do século VII e foi assassinada aos 15 anos junto ao rio.
A Feira de Santa Iria foi criada por Carta Real de Filipe II de Espanha a 3 de Outubro de 1626 substituindo a anterior, de Santo André.