uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Casamento entre CDU e PS gera onda de críticas em Benavente
Carlos Coutinho venceu as eleições sem maioria absoluta. Joseph Azevedo foi pela primeira vez candidato à Câmara de Benavente

Casamento entre CDU e PS gera onda de críticas em Benavente

Comunistas perderam a maioria na Câmara de Benavente e piscaram o olho aos socialistas. O acordo para uma solução à esquerda está prestes a ser fechado debaixo de duras críticas dos vereadores da oposição que estão a dias de cessar funções.

O acordo com o Partido Socialista para conferir estabilidade à governação da CDU em Benavente, no próximo mandato autárquico, está praticamente selado. Uma semana e meia depois de o presidente do município, Carlos Coutinho ter perdido nas eleições autárquicas a maioria absoluta com a qual a CDU se habituou a governar, ganha força uma aliança à esquerda, nada provável até agora, tendo em conta a relação entre os dois partidos nos últimos oito anos. Mas com um PS renovado e com um novo candidato, o improvável pode afinal ser realidade.

As conversações entre os dois partidos marcaram a última semana, já depois de o único vereador eleito pelo PS, Joseph Azevedo, ter dito a O MIRANTE que estava disponível para aceitar o acordo caso essa solução fosse benéfica para o concelho. Questionado sobre o acordo entre os dois partidos, Carlos Coutinho optou por não dar grandes certezas, dizendo apenas que “o que vier a acontecer será para servir os superiores interesses da nossa população”.

A declaração foi feita na última reunião do executivo camarário eleito para o mandato 2017/2021, em resposta aos seus opositores políticos. “São questões que a seu tempo falaremos delas”, vincou o presidente do município, acrescentando que a CDU continua a estar disponível para acolher boas propostas para o concelho vindas de outros partidos.

Os resultados eleitorais para a Câmara de Benavente, recorde-se, deram a vitória sem maioria à CDU, com três mandatos (menos um que no anterior). Também o PS teve menos votos nas urnas e perdeu um vereador para o PSD, que passa a ter dois. O Chega estreou-se e conquistou o seu primeiro lugar no executivo.

Oposição que cessa funções ataca geringonça

O vereador eleito pelo PS no mandato que termina daqui a dias, Pedro Pereira, entrou em cena para avisar que esta “geringonça anunciada” tem tudo para correr mal. “Os acordos pressupõem princípios de lealdade que não se reconhecem nesta nova vaga do PS” de Benavente, afirmou na última reunião do mandato.

Pedro Pereira também considerou que “esta decisão pode hipotecar o PS a médio e longo prazo”, porque quem votou no partido nestas eleições autárquicas “queria uma mudança” para o concelho de Benavente.

Nas redes sociais têm sido vários os comentários depreciativos à possibilidade de o PS se aliar à CDU depois de ter feito uma campanha contra a sua política governativa. Dentro da própria estrutura concelhia, garantiu Pedro Pereira, há quem se sinta traído por não ter sido ouvido a propósito deste acordo.

Contactado por O MIRANTE, o presidente da concelhia socialista de Benavente, António Rabaça, garantiu que a concelhia foi convocada para a discussão do “possível acordo” e vincou que o PS “não é uma força de bloqueio” à governação que o eleitorado elegeu. Lembrou ainda que o PSD, que tanto “estranha e critica” esta aliança, fez o mesmo no passado “viabilizando e integrando o executivo” na Junta de Benavente, liderado pela CDU.

Numa altura em que as negociações ainda não estão totalmente fechadas também o vereador do PSD Ricardo Oliveira, que se despediu do cargo na reunião de câmara, criticou a “geringonça invertida” entre o PS e CDU, que o “eleitorado não consegue compreender”.

Para Ricardo Oliveira não é aceitável que o candidato do PS, Joseph Azevedo, esteja “disponível para dar a mão à CDU num projecto que contestou”. Questionou ainda se o motivo que levou a CDU a propor uma aliança ao PS se deve à sua “inabilidade política ou ao desejo crónico de [querer] manter o poder absoluto”.

No que respeita à Assembleia Municipal de Benavente, onde a CDU também perdeu a maioria absoluta, Ricardo Oliveira (PSD) confirmou que vai ser candidato à presidência da mesa.

Casamento entre CDU e PS gera onda de críticas em Benavente

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido