uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Falhou primeira tentativa de formar executivo na Junta de Arrouquelas
Mário Pião foi eleito presidente da Junta de Freguesia de Arrouquelas pelo PS

Falhou primeira tentativa de formar executivo na Junta de Arrouquelas

PS venceu sem maioria absoluta mas queria que executivo fosse composto só com elementos da sua lista. A oposição chumbou a proposta.

Falhou a primeira tentativa para formar o novo executivo da Junta de Freguesia de Arrouquelas, no concelho de Rio Maior. O presidente eleito pelo Partido Socialista, Mário Pião, que tem maioria relativa na assembleia de freguesia, tentou formar executivo só com elementos da sua lista. A proposta foi chumbada no dia da tomada de posse, no sábado, 9 de Outubro. Os três eleitos do movimento Arrouquelas Sim e o eleito do PSD votaram contra a lista apresentada pelo PS, que conta com três eleitos na assembleia.

Na sequência deste impasse tem havido reuniões entre as diferentes forças políticas estando marcada para sexta-feira, 15 de Outubro, nova reunião para tentarem chegar a acordo. Mário Pião explicou a O MIRANTE que durante a campanha eleitoral já tinha afirmado que, caso vencesse as eleições, gostaria de trabalhar com pessoas da sua equipa; e que se perdesse aceitava a mesma decisão. “Apresentei a minha proposta para perceber se os restantes eleitos aceitavam. A lista que apresentei foi chumbada e agora estamos a tentar chegar a acordo”, referiu.

O autarca não pretende forçar novo acto eleitoral uma vez que, considera, será prejudicial para a população da freguesia. O movimento Arrouquelas Sim emitiu um comunicado onde explica que Mário Pião convidou o líder do movimento, Alexandre Jacinto, para uma conversa, onde lhe foi explicado que não abdicava que o executivo da junta fosse exclusivamente socialista.

O movimento Arrouquelas Sim acusa Mário Pião de inabilidade e falta de tacto político para gerir este processo. “Tratou-se de um comportamento indigno de um eleito presidente de junta sobretudo quando se trata de uma pessoa que já exerce funções autárquicas há vários anos”, consideram.

Também a coligação Juntos Pelo Futuro (PSD/CDS) crítica a postura do PS de Arrouquelas e afirma, em comunicado, que não se revê neste tipo de comportamentos. “Não compreendemos que alguém que durante toda a campanha afirmou que ‘o que nos une é Arrouquelas’, mesmo não tendo obtido uma maioria por parte dos eleitores, se demonstre completamente intransigente na constituição dos órgãos da freguesia, afastando qualquer possibilidade de entendimento, desrespeitando, na nossa opinião, a vontade dos arrouquelenses manifestada nas urnas”, conclui a coligação.

Falhou primeira tentativa de formar executivo na Junta de Arrouquelas

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido