uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Livro evoca uma década de salão de carros clássicos em VFX
Alberto Mesquita e Hipólito Cabaço apresentaram a retrospectiva de dez anos de paixão motorizada em Vila Franca de Xira

Livro evoca uma década de salão de carros clássicos em VFX

Desafio foi lançado por Alberto Mesquita e concretizado em tempo recorde antes de sair da presidência da câmara.

O salão de automóveis clássicos que há uma década se realiza em Vila Franca de Xira fica imortalizado em livro numa retrospectiva publicada pela câmara municipal e que foi apresentada ao público no sábado, 9 de Outubro, no Museu do Neo-Realismo.

Foi um desafio lançado pelo presidente cessante do município, Alberto Mesquita, também ele um apaixonado pelas viaturas clássicas. “Não me quis ir embora sem que este livro estivesse ao dispor de todos. Apesar da falta de tempo conseguimos ter o livro pronto um dia antes da apresentação”, notou o autarca.

É uma edição de apenas 500 exemplares para marcar a primeira década de um evento que trouxe bastantes visitantes à cidade e que Alberto Mesquita confessou querer continuar a ver dinamizado. “Esta é uma iniciativa importante para o concelho que tem de continuar. Trouxe milhares de visitantes à nossa cidade e conquistou e consolidou o seu lugar no calendário nacional das viaturas clássicas”, afirmou.

O autarca, que chegou a ser aprendiz de mecânico, confessou que sempre que visitava o salão era transportado para a sua meninice e deixou um testemunho: “No curso de mecânica o meu recorde a tirar o motor de um Volkswagen carocha era de sete minutos. Era uma mecânica muito simples na época”.

O livro apresenta fotografias de algumas das viaturas que estiveram presentes nos oito salões de clássicos realizados na cidade, que só não se realizaram em 2020 e 2021 devido à pandemia. Conta ainda com opiniões e testemunhos de expositores e visitantes e informação detalhada sobre as colaborações estabelecidas.

Hipólito Cabaço, comissário das exposições, mostrou-se emocionado com a publicação e voltou a destacar a aposta ganha de se ter avançado com um salão automóvel, ainda no tempo em que Maria da Luz Rosinha era presidente do município. “Fez-se diferente do que se faz no resto do país e muito por causa da ajuda que toda a comunidade nos deu”, notou.

Livro evoca uma década de salão de carros clássicos em VFX

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido