uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Pais contestam regime de refeições em escola de Alverca

Agrupamento de Escolas Pedro Jacques Magalhães determinou que apenas os alunos que permaneçam na escola todo o dia poderão almoçar no refeitório. Os restantes têm de levar marmita ou comer em casa.

O serviço de refeitório na Escola Básica Pedro Jacques Magalhães, em Alverca, só está a ser assegurado aos alunos que permaneçam no estabelecimento de ensino nos períodos da manhã e da tarde, situação que tem obrigado quem não tem aulas num desses horários a almoçar em casa ou a levar almoço em marmitas e comer na rua.

Estão excluídos da medida os alunos beneficiários dos escalões sociais A e B e os que estejam inscritos em clubes ou actividades dinamizados pelo agrupamento. A medida está a gerar controvérsia e polémica entre alguns pais que não concordam com a decisão. Se no ano lectivo passado a situação foi compreendida devido à pandemia, com o recente aliviar das restrições há quem não compreenda por que motivo o refeitório continua fechado para quem não frequenta um dos turnos lectivos.

“Tenho um filho que tem três tardes livres por semana e uma filha que tem duas manhãs, por esse motivo tenho de lhes dar a comida em marmitas porque não podem comer no refeitório com o resto dos amigos. Não me parece decente e no contexto actual a medida nem faz qualquer sentido”, critica um dos pais a O MIRANTE.

No contexto da pandemia de Covid-19 as autoridades de saúde determinaram a todos os estabelecimentos públicos a elaboração de planos de contingência para minimizar o risco de contágio e para permitir o funcionamento das actividades essenciais.

Questionada pelo nosso jornal sobre o assunto, a direcção do agrupamento explica que para o ano lectivo 2021/2022 os estabelecimentos de educação e ensino receberam orientações no sentido de sensibilizarem a comunidade educativa para manter as medidas e as regras de segurança em recintos escolares.

“No cumprimento das orientações emanadas pela tutela e, tendo em consideração a experiência ao longo do ano escolar de 2020/2021, avaliada pela comunidade educativa de forma muito positiva, as medidas adoptadas para este ano procuram dar continuidade à implementação das medidas de segurança e controlo de propagação do vírus”, explica.

As medidas, diz o agrupamento, poderão ser revistas de acordo com a evolução da situação e o nível de risco no concelho. A escola explica que o objectivo é cumprir as regras de distanciamento social e a higienização no refeitório “no sentido dos alunos apenas almoçarem no refeitório nos dias em que tenham actividades nos dois turnos, justificado pelo facto dos mesmos não permanecerem no recinto escolar quando não têm actividades no seu horário”, conclui.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido