uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Pernes empata tomada de posse de autarcas em Santarém

Eleições para a Assembleia de Freguesia de Pernes vão ser repetidas no dia 17 de Outubro e só oito dias depois é que os eleitos da Câmara e Assembleia Municipal de Santarém vão tomar posse para o novo mandato.

As eleições para a Assembleia de Freguesia de Pernes vão ser repetidas no dia 17 de Outubro, por determinação do Tribunal Constitucional, na sequência do empate registado no sufrágio de 26 de Setembro entre as listas do PS e do PSD, que obtiveram 345 votos cada. O impasse no processo eleitoral em Pernes fez com que a tomada de posse dos eleitos da Câmara e Assembleia Municipal de Santarém deslizasse para 25 de Outubro, uma segunda-feira, praticamente um mês depois das eleições autárquicas.

Recorde-se que, após o empate registado entre as listas do PS e do PSD, na recontagem posterior dos votos nulos, pela assembleia de apuramento geral, um dos votos nulos foi considerado válido a favor do PSD, o que daria a vitória aos social-democratas. No entanto, o Partido Socialista apresentou recurso para o Tribunal Constitucional, por discordar da validação realizada. O Tribunal Constitucional pronunciou-se na sexta-feira, 8 de Outubro, considerando esse voto nulo e determinando a repetição do acto eleitoral.

A freguesia de Pernes tem 1.300 eleitores inscritos, tendo votado 877 no dia 26 de Setembro. Destes, 345 votaram no PS, 345 no PPD/PSD, 159 na CDU, sendo que 14 foram votos brancos e 14 nulos. Nas eleições autárquicas de 26 de Setembro, o PSD venceu para a câmara municipal, tendo o PS vencido na assembleia municipal.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido