uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Planta de Vila Franca de Xira de 1921 restaurada e disponibilizada online

Documento foi recuperado através de limpeza mecânica e uso de solventes.

A planta geral de Vila Franca de Xira, desenhada entre 1921 e 1923 por Henrique Eugénio de Castro Rodrigues, engenheiro de obras públicas, foi restaurada pela câmara municipal e está disponível para consulta online.

A peça, restaurada pelo sector de arquivo municipal, foi desenhada a tinta da China sobre papel vegetal a uma escala 1:500. Tem uma dimensão de 211 centímetros por 110 centímetros. Segundo o município, trata-se de um testemunho fundamental para a história do urbanismo em Vila Franca de Xira, sendo de destacar a importância da Rua Direita como eixo viário principal, a inexistência do rasgo da actual Rua Alves Redol, o jardim público detrás da igreja paroquial e o cerrado da Tarracha, no espaço onde actualmente se encontra o mercado municipal.

O documento ostentava problemas inerentes à natureza dos materiais utilizados, com “notório compromisso da leitura, nomeadamente acidificação, amarelecimento e fragilidade do suporte com vincos, rasgões e lacunas, visíveis sobretudo junto às margens, mais expostas à degradação ambiental e ao inadequado acondicionamento”, explica a câmara municipal.

A intervenção contemplou limpeza mecânica, levantamento das fitas-adesivas com recurso a solventes, consolidação do suporte com execução de um reforço total e preenchimento das zonas em falta com papel japonês e composto de fibras como adesivo. Após o restauro a peça foi digitalizada e descrita estando agora a representação digital divulgada no software de arquivo do município e acessível online em https://arquivo.cm-vfxira.pt.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido