uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
População de Coutada Velha sente-se desprezada pela Câmara de Benavente
População de Coutada Velha, Benavente, diz-se cansada de esperar e viver com esgotos a escoar para valas a céu aberto

População de Coutada Velha sente-se desprezada pela Câmara de Benavente

Moradores queixam-se há anos da falta de rede de saneamento e de promessas por cumprir. Os esgotos correm a céu aberto e empestam a localidade.

Alguns moradores de Coutada Velha, concelho de Benavente, acusam o município de ter abandonado e desprezar quem vive na localidade. Há vários anos a lutar pelo acesso ao saneamento básico e melhores estradas, dizem estar cansados de promessas que não são cumpridas e que levam, consequentemente, à perda de população e qualidade de vida.

O presidente da Câmara de Benavente, recorde-se, disse a O MIRANTE em Novembro do ano passado que o arranque da empreitada, a cargo da empresa intermunicipal Águas do Ribatejo, para dotar a localidade de saneamento básico estava prevista para 2021, o que até à data não aconteceu. O planeado, disse Carlos Coutinho na altura, seria a Águas do Ribatejo aproveitar a requalificação de ruas prevista pelo município para construir a rede de esgotos. Mais recentemente, numa das últimas reuniões do executivo camarário, o autarca da CDU, garantiu que o projecto está a decorrer, estimando-se a sua conclusão até Dezembro deste ano.

Por outro lado, a população diz-se cansada de esperar e viver com esgotos a escoar para valas a céu aberto que atravessam propriedades e empestam a localidade com um cheiro insuportável. “As valas não são limpas com a regularidade com que deviam, porque nem se dão ao trabalho de o fazer”, diz a O MIRANTE a moradora Paula Jesus, vincando que “a Coutada Velha está esquecida há oito anos”.

Além da falta de saneamento básico, Paula Jesus, que dá voz ao descontentamento popular, diz que as estradas estão em mau estado. “Dizem-nos que não as arranjam até ser feito o saneamento para não esburacar tudo. Conclusão: não temos estradas em condições nem esgotos”, salienta.

A falta de saneamento básico tem sido resolvida, nalguns casos, com a utilização de fossas sépticas que recebem os dejectos e que são despejadas de três em três meses. Uma solução paliativa que na opinião do morador Joaquim Santos é inadmissível nos dias de hoje.

População de Coutada Velha sente-se desprezada pela Câmara de Benavente

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido