uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Proprietária da Central do Pego interpõe acção para travar concurso do Governo
Central Termoeléctrica do Pego produz electricidade a partir de carvão desde 1993

Proprietária da Central do Pego interpõe acção para travar concurso do Governo

Tejo Energia defende que o ponto de ligação à rede eléctrica é seu por direito e que não deve por isso ficar disponível para nova atribuição.

A Tejo Energia, empresa que gere a Central do Pego, no concelho de Abrantes, apresentou uma providência cautelar no Tribunal Fiscal e Administrativo de Leiria com o objectivo de suspender o concurso público anunciado pelo Governo para atribuição daquele ponto de ligação à rede eléctrica. A informação foi confirmada a O MIRANTE pela Tejo Energia, que disse estar a ponderar activar outros mecanismos legais para garantir os direitos da empresa, trabalhadores, accionistas e grupos de interesse.

Questionada pelo nosso jornal a Tejo Energia defende que, de acordo com o quadro legal vigente, o ponto de injecção da Central do Pego lhe “pertence por direito” e que não é afectado pela cessação do contrato de aquisição de energia, que termina a 30 de Novembro de 2021, com a desactivação da central a carvão. Nesse sentido, a empresa diz manter na sua esfera jurídica a reserva de capacidade com o direito a entregar a energia produzida através da Rede Eléctrica de Serviço Público (RESP)

Recorde-se que o Governo anunciou a abertura do procedimento concursal para a capacidade de injecção do Posto de Corte do Pego, considerando que o término do contrato determina a caducidade das correspondentes licenças e que por isso a capacidade de injecção RESP, actualmente ocupada pela central termoeléctrica a carvão, ficará disponível para nova atribuição.

A Tejo Energia sublinha que manteve, durante o último ano, contacto com o Governo e as autoridades locais para a preparação da fase seguinte de operação da central, depois de terminada a operação a carvão, tendo inclusivamente “apresentado um projecto completamente alinhado com os objectivos da política nacional em matéria de energia e clima e respectivas metas estabelecidas para 2030”.

A Tejo Energia tem como accionistas a TrustEnergy (56,25%) e a Endesa Genaratión (43,75%), desde a altura em que o Governo avançou com a reestruturação da EDP para incentivar o investimento do sector privado no sector da electricidade.

Ao longo dos anos a Central do Pego tem tido um papel de reforço da capacidade de fornecimento eléctrico, sobretudo nos períodos em que as barragens não conseguem ter capacidade suficiente.

Proprietária da Central do Pego interpõe acção para travar concurso do Governo

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido