uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Cegada regressa aos palcos em Alverca com “Feira de Outubro”
Cegada de Alverca volta às produções próprias com “Feira de Outubro” uma peça evocativa da popular feira vilafranquense

Cegada regressa aos palcos em Alverca com “Feira de Outubro”

Companhia de teatro estreia o seu primeiro trabalho de criação própria desde 2019 com um texto sobre a amizade de três raparigas, com acção a desenrolar-se durante a Feira de Outubro em Vila Franca de Xira.

No palco do Teatro Estúdio Ildefonso Valério (TEIV), em Alverca do Ribatejo está tudo pronto para a estreia, a 22 de Outubro, da nova peça da companhia Cegada, a primeira desde que a pandemia começou.

“Feira de Outubro” é uma peça fortemente inspirada pela cultura flamenca, que é Património Imaterial da Humanidade da UNESCO e foi adaptada de um original do andaluz Antonio Onetti, que se passa na feira de Sevilha. Rui Dionísio, director artístico do Cegada e encenador da nova peça, explica que as semelhanças culturais entre as duas feiras o inspiraram a criar um trabalho que faz o espectador rir, chorar e reflectir sobre a sociedade actual.

“É uma peça que tem um bocadinho de tudo para todos. O texto está carregado de temas pertinentes na sociedade contemporânea como a questão do preço das coisas que não estão catalogadas. Por exemplo, qual o valor de uma amizade nos dias que correm? O valor de um carinho? Da fidelidade? A vida tem sempre elementos cujo valor não pode ser medido”, explica Rui Dionísio a O MIRANTE.

O Cegada aposta forte com a nova peça e tem nomes fortes atrás do palco e em cima dele. Ana Lúcia, Sara Cipriano e Joana Pereira da Silva dão vida a três amigas que trabalham num supermercado e decidem participar num concurso de sevilhanas, evento que colocará à prova a sua amizade.

Frederico Costa vai tocar flamenco ao vivo durante a peça, que contou também com a colaboração da professora Teresa Marcelino nas danças, Luís Madureira no trabalho de voz e locução com o elenco e cenografia do arquitecto José Manuel Castanheira, considerado um dos maiores cenógrafos da Península Ibérica. A iluminação está a cargo de Miguel Cruz, professor na Escola Superior de Teatro e Cinema.

“É uma grande aposta para a nossa reabertura da temporada pós-covid. O espectáculo esteve programado para estrear no Mês do Teatro, em Março, mas a pandemia obrigou a adiar, o que nos permitiu tornar o projecto maior e mais desenvolvido”, confessa Rui Dionísio. O último espectáculo próprio criado pelo Cegada teve lugar em 2019 e adaptou a popular peça de Alves Redol, “Fronteira Fechada”, que foi um êxito e esgotou praticamente todas as sessões.

O espectáculo será apresentado em temporada de onze sessões no TEIV e depois parte em digressão nacional com passagem pelo Teatro Circo, em Braga; Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo; Teatro das Beiras, na Covilhã e o Auditório Municipal António Silva em Sintra, ainda no decorrer do mês de Novembro. Os bilhetes para assistir à peça no TEIV de Alverca do Ribatejo já estão à venda.

Cegada regressa aos palcos em Alverca com “Feira de Outubro”

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido