Atletas distinguidos em VFX pelo seu mérito desportivo
A décima primeira edição da Gala de Mérito Desportivo de Vila Franca de Xira distinguiu cerca de 260 atletas e associações do concelho que marcaram a diferença durante a época desportiva 2020/2021.
O auditório do Ateneu Artístico Vilafranquense foi o palco escolhido para receber a décima primeira Gala de Mérito Desportivo do concelho de Vila Franca de Xira, uma iniciativa que distingue os atletas que mais se destacaram durante a época desportiva anterior. A cerimónia decorreu na sexta-feira, 26 de Novembro, e contou com a presença de cerca de três centenas de pessoas, das quais 260 foram atletas distinguidos pelo município.
A cerimónia foi apresentada por Daniela Ferreira, habitual presença nestes eventos, e os apontamentos musicais foram da autoria de Lívia Barros e Madalena Guedes, jovens artistas do concelho. Fernando Paulo Ferreira, presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, abriu a sessão para agradecer a todos os atletas e associações do concelho a capacidade de superação e resiliência para enfrentar a pandemia e continuarem a realizar as suas actividades em prol da comunidade.
O primeiro prémio da noite (carreira) foi entregue a Flávio Andrade, fundador e presidente do Grupo Desportivo Os Patuscos de Vialonga. O dirigente recebeu uma ovação de pé depois de ser ter emocionado durante o seu discurso. Rúben Amorim, treinador e campeão nacional pelo Sporting Clube de Portugal, arrecadou o prémio de Melhor Treinador do Ano, embora não tenha comparecido para receber o prémio. O técnico leonino viveu parte da sua infância em Alverca, onde fez a escola primária na Fundação CEBI.
Nas categorias de Atletas do Ano, Pany Varela, campeão do mundo de futsal, e Ana Catarina Pereira, considerada a melhor guarda-redes do mundo da modalidade, foram os grandes vencedores da noite e sublinharam a importância da iniciativa e o trabalho dos atletas e dirigentes desportivos que elevam o nome de Vila Franca de Xira pelos quatro cantos do mundo. A nível colectivo o prémio Equipa do Ano foi entregue às ginastas do Gimnofrielas, Filipa Henriques, Maria Gaspar e Liliana Asseiceiro.
O prémio Baptista Pereira homenageia um antigo nadador internacional português de fundo, que representava o Alhandra Sporting Club e fazia do rio Tejo o seu local de treino. O galardão foi entregue a 26 atletas de quatro clubes do concelho, assim como o prémio Carlos Lopes, ex-atleta campeão mundial paralímpico, que distinguiu cerca de duas centenas de atletas pertencentes a 12 associações desportivas.
A tenista Valentina Voloshchuk foi a premiada na categoria de Atleta Revelação por ter conquistado o campeonato nacional sub-14 a solo, pares e ter sido vice-campeã em pares mistos. O prémio Pedro Alves, ex-jogador de hóquei em patins vilafranquense, que conquistou vários títulos nacionais, distinguiu cerca de meia centena de atletas de seis colectividades do concelho.