uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Atletas distinguidos em VFX pelo seu mérito desportivo
Pany Varela, campeão do mundo de futsal, recebeu o prémio de atleta do ano, entregue pelo presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira

Atletas distinguidos em VFX pelo seu mérito desportivo

A décima primeira edição da Gala de Mérito Desportivo de Vila Franca de Xira distinguiu cerca de 260 atletas e associações do concelho que marcaram a diferença durante a época desportiva 2020/2021.

O auditório do Ateneu Artístico Vilafranquense foi o palco escolhido para receber a décima primeira Gala de Mérito Desportivo do concelho de Vila Franca de Xira, uma iniciativa que distingue os atletas que mais se destacaram durante a época desportiva anterior. A cerimónia decorreu na sexta-feira, 26 de Novembro, e contou com a presença de cerca de três centenas de pessoas, das quais 260 foram atletas distinguidos pelo município.

A cerimónia foi apresentada por Daniela Ferreira, habitual presença nestes eventos, e os apontamentos musicais foram da autoria de Lívia Barros e Madalena Guedes, jovens artistas do concelho. Fernando Paulo Ferreira, presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, abriu a sessão para agradecer a todos os atletas e associações do concelho a capacidade de superação e resiliência para enfrentar a pandemia e continuarem a realizar as suas actividades em prol da comunidade.

O primeiro prémio da noite (carreira) foi entregue a Flávio Andrade, fundador e presidente do Grupo Desportivo Os Patuscos de Vialonga. O dirigente recebeu uma ovação de pé depois de ser ter emocionado durante o seu discurso. Rúben Amorim, treinador e campeão nacional pelo Sporting Clube de Portugal, arrecadou o prémio de Melhor Treinador do Ano, embora não tenha comparecido para receber o prémio. O técnico leonino viveu parte da sua infância em Alverca, onde fez a escola primária na Fundação CEBI.

Nas categorias de Atletas do Ano, Pany Varela, campeão do mundo de futsal, e Ana Catarina Pereira, considerada a melhor guarda-redes do mundo da modalidade, foram os grandes vencedores da noite e sublinharam a importância da iniciativa e o trabalho dos atletas e dirigentes desportivos que elevam o nome de Vila Franca de Xira pelos quatro cantos do mundo. A nível colectivo o prémio Equipa do Ano foi entregue às ginastas do Gimnofrielas, Filipa Henriques, Maria Gaspar e Liliana Asseiceiro.

O prémio Baptista Pereira homenageia um antigo nadador internacional português de fundo, que representava o Alhandra Sporting Club e fazia do rio Tejo o seu local de treino. O galardão foi entregue a 26 atletas de quatro clubes do concelho, assim como o prémio Carlos Lopes, ex-atleta campeão mundial paralímpico, que distinguiu cerca de duas centenas de atletas pertencentes a 12 associações desportivas.

A tenista Valentina Voloshchuk foi a premiada na categoria de Atleta Revelação por ter conquistado o campeonato nacional sub-14 a solo, pares e ter sido vice-campeã em pares mistos. O prémio Pedro Alves, ex-jogador de hóquei em patins vilafranquense, que conquistou vários títulos nacionais, distinguiu cerca de meia centena de atletas de seis colectividades do concelho.

Atletas distinguidos em VFX pelo seu mérito desportivo

Mais Notícias

    A carregar...