uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Escola Superior de Gestão de Santarém assinala 36 anos e tem novo director
O novo director da Escola Superior de Gestão de Santarém, Sérgio Cardoso (à direita) com o novo sub-director, Cláudio Barradas (foto DR)

Escola Superior de Gestão de Santarém assinala 36 anos e tem novo director

Sérgio Cardoso sucede a Vítor Costa. O novo presidente pretende aproveitar as oportunidades para valorizar a escola e aproveitar o potencial de estudantes e de professores.

O novo director da Escola Superior de Gestão de Santarém é Sérgio Cardoso, que já desempenhara funções de sub-director no mandato que agora termina. O professor foi eleito no dia 27 de Outubro e tomou posse por ocasião das comemorações do 36º aniversário desta escola do Politécnico de Santarém. Na altura tomou também posse o sub-director designado para o mandato actual, Cláudio Barradas. Na cerimónia foram distinguidos os colaboradores da escola com 20 e 30 anos de serviço.

Na altura de cessar funções Vítor Costa fez uma retrospectiva aos desafios que a escola superou ao longo dos anos em que exerceu as funções. O director cessante referiu-se à evolução “muito positiva do número de estudantes, à diversificação da tipologia e o aumento do número de cursos superiores oferecidos assim como ao alcance das demais alterações funcionais e orgânicas”. Vítor Costa considerou a necessidade de posicionar a defesa dos interesses da escola em contraste com alguns momentos de menor estabilidade institucional noutras estruturas e órgãos.

O novo presidente da escola sublinhou a estabilidade actual da escola com crescimento consolidado da generalidade dos indicadores relevantes. Sobre as oportunidades que se colocam defendeu que a escola as deve aproveitar para “aprofundar o seu projecto educativo e reforçar a disponibilidade de recursos pedagógicos por forma a melhor desafiar o potencial de estudantes e de docentes”.

Sérgio Cardoso considera ser necessário desenvolver actividades de investigação e desenvolvimento em alinhamento com a oferta formativa existente. Disse ainda que é necessário adequar os espaços físicos da escola, já esgotados pela dimensão actual da Escola Superior de Gestão de Santarém.

Henrique Martins, convidado a participar nas comemorações do aniversário, abordou o tema: “Digital Healthcare Systems”. Referiu-se à “necessidade da obtenção sistemática de dados, também à recolha de indicadores de saúde que permitam acompanhar, em registo pessoal e não só, a manutenção da saúde individual e os parâmetros que melhor suportem a tomada de decisão, tanto no procedimento clínico em si como na governação dos sistemas e estruturas de saúde de uma região ou de um país”.

A vereadora da Câmara de Santarém, Inês Barroso, lembrou que o município é um parceiro de longa data manifestando a disponibilidade para estreitar ainda mais a relação de trabalho com a escola, “assente nas necessidades de qualificação da população que são vistas como fundamentais para o desenvolvimento económico e social no concelho”.

O presidente do Politécnico de Santarém, João Moutão, elogiou o bom desempenho que a escola tem evidenciado admitindo que existem algumas limitações orçamentais defendendo que estas podem ser superadas “com a mobilização das escolas na construção de oferta formativa que responda aos desafios de qualificação”. O responsável alertou para a importância de instrumentos com financiamento próprio, seja ao nível de projectos de investimento ou na prestação de serviços. João Moutão acredita que os resultados podem melhorar contribuindo para o reforço do projecto educativo da escola.

Escola Superior de Gestão de Santarém assinala 36 anos e tem novo director

Mais Notícias

    A carregar...