uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Tiragem da cortiça em Coruche inscrita como Património Cultural Imaterial
Câmara de Coruche considera que foi dado um passo importante para candidatura a Património Cultural da Humanidade (FOTO – CM Coruche)

Tiragem da cortiça em Coruche inscrita como Património Cultural Imaterial

Iniciativa partiu do município que considera ser este um passo importante para uma candidatura dessa arte a Património Cultural da Humanidade.

A tiragem da cortiça no concelho de Coruche foi inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, segundo anúncio publicado segunda-feira, 29 de Novembro, em Diário da República (DR).

No despacho da subdirectora-geral do Património Cultural, Rita Jerónimo, datado de 12 de Novembro, é destacada a importância desta “manifestação do património cultural imaterial enquanto reflexo da respectiva comunidade e a articulação com as exigências de desenvolvimento sustentável e de respeito mútuo entre comunidades, grupos e indivíduos”.

A candidatura, apresentada pela Câmara Municipal de Coruche, em 2018, insere-se no domínio das “competências no âmbito de processos e técnicas tradicionais” em actividades extractivas, sendo a tiragem da cortiça ou descortiçamento definida como “a operação que permite a extracção da cortiça do sobreiro”.

“É o saber-fazer associado à separação da camada de cortiça que acompanha o ciclo de crescimento do sobreiro - sem ter consequências na vitalidade da árvore e permitindo a sua regeneração cíclica e integral - que caracteriza a actividade do tirador e lhe confere grande responsabilidade e um elevado grau de especialização incomparável a qualquer outra actividade florestal, agrícola ou pecuária que igualmente se desenvolve no montado”, lê-se na Ficha de Património Imaterial.

“Trata-se de uma actividade sazonal que se realiza fundamentalmente entre os meses de Maio e Agosto durante a fase mais activa do crescimento vegetativo da árvore”, acrescenta. Para o município, a validação da classificação como património cultural imaterial é um passo importante para uma candidatura desta arte a Património Cultural da Humanidade.

Tiragem da cortiça em Coruche inscrita como Património Cultural Imaterial

Mais Notícias

    A carregar...