Partidos querem Serviço de Atendimento Permanente de Coruche 24 horas por dia
A CDU de Coruche vai organizar uma acção pública no sábado, 4 de Dezembro, pelas 15h30, junto ao Serviço de Atendimento Permanente (SAP), para reivindicar o funcionamento daquela unidade de saúde 24 horas por dia.
Em Março de 2020, devido à pandemia, o SAP de Coruche deixou de funcionar em permanência e passou a encerrar no horário nocturno, entre as 20h00 e as 08h00. A CDU alega que face à distância das populações de Coruche e o Hospital Distrital de Santarém, que nalguns casos ronda os 70km, e tendo em conta as dificuldades de deslocação de parte dos habitantes, sobretudo os mais idosos, torna-se “indispensável” que esse serviço retome o horário pré-pandemia.
Os deputados do PS eleitos por Santarém também tomaram posição a favor da reposição urgente do SAP de Coruche e questionaram o Ministério da Saúde sobre o assunto. Hugo Costa, António Gameiro, Manuel Afonso e Mara Lagriminha referem que o serviço passou a encerrar a partir das 20h00 durante a pandemia dada a necessidade de afectar recursos. E acrescentam que a administração de vacinas, posteriormente, também justificou essa medida, mas os deputados entendem que “já se justifica a reconversão do horário de forma a aliviar a pressão sobre as urgências do Hospital Distrital de Santarém”.
Os parlamentares socialistas querem saber que medidas estão a ser tomadas pela tutela para resolver este “constrangimento”. E lembram que a pandemia está longe de ser superada e avizinha-se um Inverno difícil. “A época que atravessamos é um período propício a um aumento do número de gripes e constipações, bem como outras urgências. Um despiste rápido num SAP pode evitar quer uma ida desnecessária à rede hospitalar quer um dano maior que se criaria com a distância”, alertam.