uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Rui Rio ganha por 96 votos no distrito de Santarém

O presidente do PSD foi reeleito para liderar o partido tendo obtido no distrito de Santarém 574 votos, contra 478 de Paulo Rangel de um total de 1.070 votantes, que representam 76,27 por cento do total de 1.403 militantes inscritos. Não foram votar nas eleições no distrito, composto por 21 concelhos, o mesmo número de secções de voto, 333 social-democratas.

Apesar de Rangel ter o apoio do líder distrital João Moura e de algumas das estruturas concelhias mais representativas do distrito, como a de Santarém ou de Ourém, e onde obteve vitórias destacadas, tal não chegou para ficar à frente de Rio na região. Na secção de Santarém, Paulo Rangel obteve 56,85% dos votos de 150 militantes que votaram, contra 43,15% de Rui Rio. Em Ourém, a vitória do eurodeputado foi ainda mais expressiva, com 61,18% dos votos enquanto o reeleito presidente conseguiu apenas 38,82%.

Rui Rio ganhou com uma boa margem em Abrantes, Tomar ou Torres Novas, concelhos de autarquias tradicionalmente socialistas. Uma das maiores diferenças de votos na derrota de Paulo Rangel foi na concelhia de Rio Maior, onde a câmara é gerida por um social-democrata, Filipe Santana Dias, e onde foi presidente Isaura Morais, vice-presidente do partido e uma das grandes apoiantes do líder reeleito do partido. Neste concelho 77% dos 213 votantes preferiram continuar a ter o mesmo presidente.

De destacar que em dois dos 21 concelhos do distrito de Santarém houve três onde se registou um empate: Entroncamento, Almeirim e Constância. Em Alpiarça havia dois inscritos para votação, mas nenhum votou nestas eleições, o que demonstra o estado moribundo em que se encontra esta concelhia.

A nível nacional, Rui Rio ganhou as eleições com 18.811, o que representa 52,46 % dos votos, contra 17.047 obtidos por Paulo Rangel nas eleições directas do partido no sábado, 27 de Novembro.

Mais Notícias

    A carregar...