uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

ARS compromete-se a melhorar condições do Centro de Saúde de Azambuja

Em Janeiro vai ser lançado novo concurso para contratação de médicos de família e estão prometidas obras de manutenção nessa unidade e alargamento do seu horário de funcionamento.

A Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo comprometeu-se a fazer “todos os esforços” para melhorar as condições de atendimento no Centro de Saúde de Azambuja e para reforçar o número de médicos de famílias, disse a comissão de utentes.

As garantias foram dadas no dia 24 de Novembro pela ARS ao movimento cívico “Pela Saúde em Azambuja”, que tinha solicitado uma reunião com o conselho directivo daquela entidade para reivindicar mais médicos de família para o concelho e para exigir melhores condições de atendimento.

“Não esperava milagres desta reunião, mas penso que os objectivos que tínhamos foram, para já, alcançados”, disse à agência Lusa o porta-voz do movimento cívico “Pela Saúde em Azambuja”, Armando Martins.

Uma das principais queixas dos utentes do concelho de Azambuja é a falta de médicos de família que, segundo referiu Armando Martins, é o problema mais difícil de resolver a curto prazo. “Foi-nos dito que não há médicos e que será difícil que queiram fixar-se em Azambuja. O senhor presidente da ARS [Luís Pisco] disse que seria aberto um concurso já em Janeiro e outro em Junho. Para o imediato falaram na possibilidade encontrar médicos através das agências”, apontou.

Já no curto prazo a ARS comprometeu-se a levar a cabo obras de manutenção no edifício do Centro de Saúde de Azambuja, a dar formação aos funcionários, a melhorar o sistema de chamadas, a facilitar o pedido de receitas médicas e a alargar o horário de funcionamento.

Uma das queixas dos utentes de Azambuja é que são mal tratados pelos funcionários do centro. “Mandam os utentes ligarem para marcação de consultas, mas depois não atendem os telefones, gritam com as pessoas, interrompem atendimentos para atender telefonemas pessoais e algumas casas-de-banho não funcionam”, exemplificou Armando Martins.

Além do conselho directivo da ARS, participaram também nesta reunião o coordenador do Centro de Saúde de Azambuja, Mário João Rodrigues Esteves, e o presidente da Câmara Municipal de Azambuja, Silvino Lúcio. Entretanto, ficou agendada uma nova reunião entre as mesmas entidades para 2 de Fevereiro do próximo ano.

Mais Notícias

    A carregar...