uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Dicas para melhorar turismo no centro histórico de Santarém
Elementos da Associação de Moradores do Centro Histórico de Santarém vestiram a pele de turistas e passaram por vários monumentos e sítios da cidade

Dicas para melhorar turismo no centro histórico de Santarém

Elementos da associação de moradores vestiram a pele de turistas e visitaram vários monumentos e sítios da cidade. Em vários locais bateram com o nariz na porta e o balanço não foi o mais animador.

Elementos da Associação de Moradores do Centro Histórico de Santarém (AMCHS) vestiram a pele de turistas e passaram por vários monumentos e sítios da cidade para aferirem a resposta que os visitantes encontram quando decidem percorrer alguns dos pontos mais interessantes da antiga urbe. E o balanço desse périplo, realizado no sábado, 20 de Novembro, não foi propriamente animador.

“Dos monumentos e pontos de interesse visitados, o Mercado Municipal (em obras), a Capela de Nossa Senhora do Monte, a Igreja de Santa Clara, o Teatro Sá da Bandeira, a Biblioteca Municipal, a Torre das Cabaças, a Igreja de São João do Alporão (em obras), a Igreja de Santa Maria da Alcáçova e o Centro de Interpretação Urbi Scallabis encontravam-se fechados, sendo que o teatro e a biblioteca dispunham de indicação do horário de abertura, que não incluía o sábado”, contam os membros da associação.

Mais sorte tiveram no Convento de São Francisco, no Museu Diocesano, na Igreja da Misericórdia e na Igreja da Graça, bem como no Posto de Turismo, onde a comitiva foi recebida por guias turísticos que se encontravam no local e prestaram todas as informações solicitadas.

A Associação de Moradores do Centro Histórico de Santarém diz que esse “simulacro” evidenciou a pertinência de algumas das suas chamadas de atenção dirigidas ao poder local, nomeadamente: a necessidade de deslocalização da paragem dos autocarros turísticos da Avenida António dos Santos para o Largo Infante Santo; a urgência de dignificar as entradas no centro histórico, através da Rua Alexandre Herculano (Calçada do Monte) e da Rua Pedro Canavarro; a criação de sinalética uniforme em todos os locais de interesse turístico com informações sobre o monumento e horários; e reforço da equipa de guias turísticos com fardas adequadas.

Essas propostas faziam parte do “Caderno de Encargos para o Centro Histórico de Santarém, 2021-2025” que a associação apresentou a todas as forças políticas concorrentes às últimas eleições autárquicas. A AMCHS informa que pretende debater estas e outras propostas para o centro histórico com o executivo camarário estando já agendada uma reunião para meados de Dezembro.

Campanha de angariação de associados

A associação iniciou também um processo de angariação de novos associados estando a distribuir cartas com fichas de adesão nas caixas de correio de todas as habitações e estabelecimentos comerciais do centro histórico. Foi ainda lançado o site da associação na Internet.

Dicas para melhorar turismo no centro histórico de Santarém

Mais Notícias

    A carregar...