uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Duas empreitadas para alcatroar uma estrada que une dois concelhos
A estrada municipal que liga a aldeia de Fungalvaz, no concelho de Torres Novas, a Alburitel, no concelho de Ourém, está a ser requalificada a duas velocidades. foto DR

Duas empreitadas para alcatroar uma estrada que une dois concelhos

Municípios de Torres Novas e Ourém não se concertaram e as obras avançaram a duas velocidades. Metade do percurso está asfaltado, a outra metade continua em terra batida.

A estrada municipal que liga a aldeia de Fungalvaz, concelho de Torres Novas, a Alburitel, no concelho de Ourém, está a ser requalificada a duas velocidades, porque esses dois municípios não se articularam com vista a uma intervenção conjunta. A Câmara de Torres Novas já concluiu as obras no troço de estrada no seu concelho originando a situação caricata de se passar de um piso com asfalto novo para uma via em terra batida assim que se entra no concelho vizinho.

Como O MIRANTE noticiou, em Março deste ano, a empreitada da pavimentação da estrada de Fungalvaz, da responsabilidade da Câmara de Torres Novas, foi adjudicada ao agrupamento de empresas NOV PRO Construções/Lena Engenharia e Construções S.A, pelo valor de 198.159 euros, acrescido de IVA. Teve um prazo de execução de 270 dias.

A intervenção requalificou a via entre Fungalvaz e o limite do concelho de Ourém numa extensão de 1.407 metros através da pavimentação da via que se encontrava em terra batida. Foram feitos trabalhos de terraplanagem, drenagem, pavimentação, obras acessórias e equipamentos de sinalização e segurança. Esta era uma obra há muito prometida pela Câmara de Torres Novas que o executivo, liderado por Pedro Ferreira, cumpriu agora.

O problema foi que a obra que competia ao concelho de Ourém executar demorou mais tempo, o que provocou desagrado por parte da população que utiliza aquela estrada. A obra foi consignada pela Câmara de Ourém a 18 de Novembro à firma Manuel da Conceição Antunes, Construções e Obras Públicas S.A.

O empreiteiro iniciou a obra nesse dia e, segundo informação da Câmara de Ourém, inclui a beneficiação dos pisos com saneamento de áreas degradadas, pavimentação das faixas de rodagem e melhoria das condições de drenagem, sinalização horizontal e vertical e implantação de marcações horizontais com renovação e criação de sinalização vertical.

A intervenção contempla três troços nomeadamente a Rua das Flores, na freguesia de Atouguia; Rua do Campo de Futebol e Rua Casal Ferreiro, em Toucinhos, ambas na freguesia de Alburitel. O presidente do município oureense, Luís Albuquerque, garante que os cerca de 3.800 metros de estrada estarão alcatroados até 15 de Dezembro.

À Margem

É de bons exemplos que o país precisa

A intervenção na estrada entre Fungalvaz, concelho de Torres Novas, e Alburitel, no concelho de Ourém, é um exemplo da desarticulação entre municípios. As autarquias deveriam trabalhar em conjunto em prol dos interesses das populações. O lançamento de uma obra conjunta entre os dois municípios permitiria racionalização de meios e de procedimentos administrativos e seria um bom exemplo de cooperação. E é de bons exemplos que este país precisa.

Duas empreitadas para alcatroar uma estrada que une dois concelhos

Mais Notícias

    A carregar...