uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Rotundas de Santarém à espera de soluções
Câmara de Santarém está a ultimar o projecto para remodelar a chamada rotunda do Campino, na circular urbana perto do CNEMA

Rotundas de Santarém à espera de soluções

Município está a ultimar projecto para tornar mais segura a rotunda do campino, junto ao CNEMA, onde já morreram dois condutores. Petição popular reclamou melhores condições de segurança nessa e noutras rotundas da cidade.

Os serviços técnicos da Câmara de Santarém estão a ultimar o projecto para remodelar a rotunda existente na circular urbana D. Luís I, perto do CNEMA, onde na última década ocorreram dois acidentes mortais. O objectivo é tornar aquela estrutura, rodeada por uma barreira de betão, mais segura em caso de eventual colisão.

Em reunião do executivo o presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, referiu que essa obra já se encontrava inscrita no orçamento municipal para 2020 e que o projecto está “praticamente concluído” prevendo que no início do próximo ano possa ser lançada a empreitada.

A questão foi levantada pelo vereador Nuno Russo, que falou da necessidade de remover aquela estrutura de betão e conferir à rotunda um grau de segurança superior. “Devemos assegurar os custos da retirada daquela estrutura central onde esteve uma estátua para que haja mais segurança”, afirmou o autarca socialista.

Morte de empresário origina petição e processo em tribunal

Em 17 de Março de 2014 David Clemente, um empresário de Santarém, morreu num acidente de viação na rotunda de homenagem ao campino, junto ao Centro Nacional de Exposições. A família da vítima interpôs duas acções no Tribunal Administrativo e Fiscal de Leiria, no valor global de 645 mil euros, onde reclama indemnizações à Câmara de Santarém por considerar que a segurança rodoviária no local não está devidamente acautelada. David Clemente morreu na sequência de um choque frontal da sua viatura contra a estrutura em betão.

Esse acidente esteve também na origem de uma petição popular posta a circular na Internet a defender a reconstrução da rotunda do campino com a demolição da estrutura em betão. “Sem essa estrutura de betão, que foi construída para colocar uma estátua, a morte do David poderia ter sido evitada”, lê-se no texto da petição subscrita por 113 pessoas. O grupo de cidadãos dizia-se convicto que “poderão ser evitados acidentes graves e poupar vidas, com a remoção da estrutura de betão dessa rotunda”, mas até à data nada foi feito no local.

A petição chegou à assembleia municipal em Fevereiro de 2016 com uma designação mais abrangente, “Destruição das estruturas de betão das rotundas”, e reforçou a necessidade de garantir melhores condições de segurança nessa e noutras rotundas da cidade, consideradas verdadeiras armadilhas. Na altura, a Assembleia Municipal de Santarém constituiu uma comissão para a elaboração de um relatório respeitante à petição.

Quase seis anos passados não se descortinam grandes mudanças nas rotundas da cidade começando logo pela rotunda do campino, de onde foram retirados já há alguns anos as esculturas representando campinos e cabrestos, para serem reparadas.

Rotundas de Santarém à espera de soluções

Mais Notícias

    A carregar...