uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Santarém insiste em ser palco das comemorações do 50° aniversário do 25 de Abril
Presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, reforçou junto do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a disponibilidade para ser sede das comemorações oficiais do 50º aniversário do 25 de Abril

Santarém insiste em ser palco das comemorações do 50° aniversário do 25 de Abril

Presidente da câmara reforçou, junto do Presidente da República, disponibilidade da cidade para acolher as celebrações nacionais em 2024.

O presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves (PSD), reforçou junto do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a disponibilidade do município escalabitano para ser sede das comemorações oficiais do 50° aniversário do 25 de Abril.

“Em 2024 Portugal celebrará este momento histórico e Santarém quer assinalar essa data com especial relevância, envolvendo toda a sociedade civil, num momento que fique na memória de todos como um marco do património político e cultural português e tornando Santarém a sede das comemorações oficiais nacionais”, diz o autarca em mensagem partilhada nas redes sociais.

Ricardo Gonçalves refere que “Santarém, historicamente e culturalmente, está e estará sempre ligada aos acontecimentos do 25 Abril de 1974”, em que a Escola Prática de Cavalaria, então sediada em Santarém, teve papel relevante. A coluna militar chefiada por Salgueiro Maia foi decisiva nos acontecimentos e o jovem capitão tornou-se num dos ícones da revolução.

“Com todos estes fundamentos e com outros explanados no ofício enviado Santarém aguarda por uma resposta afirmativa e está de braços abertos com toda a motivação dos scalabitanos para receber tais comemorações”, escreve Ricardo Gonçalves.

A intenção já tinha sido divulgada pelo presidente do município durante as celebrações deste ano da Revolução dos Cravos, no Jardim dos Cravos, junto à estátua de Salgueiro Maia. O autarca disse que escreveu ao Presidente da República pedindo o alto patrocínio das comemorações do cinquentenário da revolução em Santarém numa altura em que já espera ter concretizado o Museu de Abril e dos Valores Universais (MAVU), inspirado na Revolução dos Cravos e que vai ser instalado no antigo quartel da Escola Prática de Cavalaria.

Santarém insiste em ser palco das comemorações do 50° aniversário do 25 de Abril

Mais Notícias

    A carregar...