uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Vandalismo aumenta de forma preocupante na Póvoa de Santa Iria
foto DR

Vandalismo aumenta de forma preocupante na Póvoa de Santa Iria

Têm sido vários os episódios registados nas últimas semanas, em particular de destruição de viaturas. Forças policiais estão a apertar o cerco e a cooperar para capturar os suspeitos.

Vidros e espelhos de automóveis partidos, pneus furados, veículos riscados, bicicletas e pertences pessoais roubados dentro de garagens e fachadas de edifícios grafitados têm sido alguns dos casos relatados nas últimas semanas por moradores da União de Freguesias da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa.

No meio desta nova vaga de vandalismo nem escapou a tenda de um sem-abrigo, que pernoitava no túnel de acesso à estação de comboios da cidade, ao ver os seus poucos bens pessoais destruídos. Segundo alguns moradores, o sem-abrigo não estava presente na altura do incêndio, pelo que se descarta a teoria de ter sido fogo posto pelo próprio.

Esta vaga de criminalidade tem gerado uma crescente preocupação nos moradores. Recentemente, outro morador acordou apenas para encontrar o vidro traseiro do seu veículo partido. Nada no interior do carro foi roubado, o que levou a crer, segundo denuncia do próprio, ser apenas mais um acto de vandalismo. Vários moradores têm-se mostrado indignados ao encontrar as suas viaturas com amolgadelas, riscos, vidros e espelhos partidos sem razão aparente.

Perante a sensação de insegurança que vai crescendo entre a comunidade, também Ana Cristina Pereira, presidente da União de Freguesias da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa, partilha das preocupações garantindo estar atenta ao fenómeno. A autarca explica ao nosso jornal que têm sido realizadas reuniões com as autoridades de forma a conseguir criar medidas dissuasoras que permitam prevenir estes acontecimentos.

A PSP (Polícia de Segurança Pública) de Vila Franca confirma a O MIRANTE que há um novo fenómeno criminal que, mesmo a nível nacional, se encontra em “crescendo”, desde meados de 2020, e que tem contribuído para um aumento de crimes contra o património, em especial os furtos em viaturas automóveis, nomeadamente de catalisadores por serem ricos em metais preciosos. Face a isto, a PSP afirma estar a redefinir as estratégias de policiamento de forma a identificar um maior número de suspeitos.

Para além disso, de forma a ser possível a prevenção de mais crimes, as várias forças de segurança têm vindo a cooperar entre si com troca de informações e investigação criminal. Dentro em breve é expectável começar a ver resultados destas iniciativas, afirma a Divisão Policial de Vila Franca de Xira.

Vandalismo aumenta de forma preocupante na Póvoa de Santa Iria

Mais Notícias

    A carregar...