uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Amigos do Forte questionam omissão em centro interpretativo das Linhas de Torres

Sobre a notícia na página 2 da edição de 2 Dezembro, sobre a omissão de um reduto naquele centro, entende a Associação Cívica os Amigos do Forte esclarecer o seguinte:

Esta Associação já questionou, quer a Direção Geral do Património Cultural quer a presidência da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, sobre a razão da omissão daquele reduto no painel informativo das Linhas de Torres ali existente, sem que até à presente data tenha tido qualquer resposta.

Se a câmara municipal diz que já respondeu, tal não corresponde à verdade. Na visita guiada em Outubro àquele Centro Interpretativo, quer a técnica do Departamento do Património da Câmara, quer a presidente da União de Freguesias Póvoa/Forte da Casa declararam desconhecer a razão de tal situação.

O Reduto nº36 (Forte da Quintela Grande) das Linhas de Torres encontra-se no interior das instalações da Sociedade Central de Cervejas e está referido no Decreto nº10/2019 da Presidência do Conselho de Ministros, como fazendo parte do conjunto das 114 obras militares, consideradas Monumento Nacional.

Neste momento não existe nenhum circuito pedestre no Forte da Casa devidamente sinalizado que percorra os redutos existentes na vila (apesar de já esta associação o ter proposto há diversos anos). No decreto atrás mencionado estão assinaladas 24 obras militares no concelho de Vila Franca de Xira.

Consideramos que o município deve aos cidadãos nacionais e estrangeiros que visitam aquele centro uma informação clara e verdadeira sobre o assunto, já que até à presente data tal não aconteceu.

P’la Associação Cívica Eduardo Vicente

Mais Notícias

    A carregar...