Perigos da nova rotunda em Vialonga
Com referência ao que consta no O MIRANTE dos Leitores (de 2 de Dezembro) sobre a nova rotunda em Vialonga envio fotografia para bom esclarecimento.
Quem vem do Cabo de Vialonga tem um sinal de limite 40Km/hora a cerca de 40 metros da rotunda. Porque a rotunda é muito baixa, é natural que não se visualize qualquer obstáculo para o condutor que venha a velocidade superior.
O que não se compreende é porque, uma vez chegados praticamente à rotunda, existe do lado direito a sinalização praticamente invisível de rotunda, pois está escondida por trás do muro. Os condutores não têm tempo de tirar proveito desta sinalização. Haverá com certeza algumas formas de a colocar visível para o condutor mais atrevido na velocidade. Salvo se for intencional para castigar quem prevarique na velocidade.
O que não se compreende também é porque, em pleno centro da rotunda, ou então na sua periferia e virado para quem chega, não existe placas reflectoras que quase todas as rotundas têm, pretas com setas amarelas, que ajudem a evitar os acidentes que lá têm acontecido.
Com isto, não pretendo expressar tolerância para os excessos de velocidade. É uma questão de qualquer entidade oficial constatar que não é razoável que a rotunda seja um castigo para o prevaricador. E se em resultado de um acidente o carro se despista e vai bater num peão ou em outro carro?
Manuel Gilberto