uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Centro de Apoio à Família de Abitureiras procura nova direcção

Elenco directivo demitiu-se e encontra-se em gestão corrente. Próxima assembleia-geral extraordinária realiza-se a 18 de Dezembro e tem como único ponto a eleição de novos órgãos sociais.

O CAF – Centro de Apoio à Família de Abitureiras está a tentar encontrar nova direcção para a Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) dessa freguesia do concelho de Santarém. A actual direcção demitiu-se e encontra-se em gestão até aparecer uma nova equipa que queira liderar esta IPSS, que é a maior empregadora da freguesia, com cerca de uma dezena de funcionários. Os elementos da direcção demitiram-se, a maioria por razões de saúde, mas os problemas financeiros dos últimos anos também têm deixado a instituição numa situação frágil.

A pandemia, como explica o presidente da assembleia-geral do CAF, Alípio Canaverde, veio piorar uma situação que já não era fácil. Com o aparecimento da Covid-19 os 35 utentes do centro de dia deixaram de aparecer. “Acompanhamos algumas pessoas em serviço domiciliário mas foi um ano em que não tivemos receitas mas continuamos sempre com despesas fixas e outras despesas adicionais devido à pandemia. O Estado não nos deu qualquer dinheiro extra para fazer face a todas as despesas”, esclarece Alípio Canaverde.

O dirigente acrescenta que o apoio da Segurança Social manteve-se mas não é suficiente para todas as despesas. Entretanto, o Centro de Dia voltou a funcionar e os idosos regressaram mas a incerteza dos tempos mais próximos, com os números da Covid-19 a aumentarem diariamente, deixa alguns receios na instituição. Até agora não despediram ninguém, nem o pretendem fazer, mas essa é uma das situações que faz com que o CAF tenha dificuldades financeiras que quer resolver. Para isso é necessário que sejam eleitos novos órgãos sociais que possam trabalhar em pleno.

O CAF já realizou várias assembleias-gerais para tentar eleger novos órgãos sociais mas até agora não apareceu ninguém interessado em liderar a instituição. Os actuais dirigentes apelam aos sócios que se interessem pela IPSS. No entanto, Alípio Canaverde garante que não é esta situação que vai impedir o CAF de continuar o seu trabalho. “Estamos a lutar para não deixar morrer a instituição e vamos sempre encontrar uma solução. Tenho esperança que na próxima assembleia-geral haja uma solução”, sublinhou o dirigente a O MIRANTE.

A próxima assembleia-geral extraordinária realiza-se no sábado, 18 de Dezembro, e tem como único ponto a eleição de novos órgãos sociais.

Mais Notícias

    A carregar...