uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Polícias que vigiam passagem de nível de VFX sem abrigo nem casa-de-banho
Agentes passam horas de pé na passagem de nível sem espaço para se refugiarem da chuva nem fazer as necessidades

Polícias que vigiam passagem de nível de VFX sem abrigo nem casa-de-banho

Agentes contratados pela Infraestruturas de Portugal não têm refúgio contra o mau tempo nem sanitários que possam usar. Município vai tentar encontrar uma solução e aprovou proposta a exigir melhores condições para os agentes e que a alternativa à passagem avance.

Quando a vontade aperta os agentes da Polícia de Segurança Pública que estão a fazer serviço gratificado na passagem de nível do cais de Vila Franca de Xira são obrigados a usar as casas-de-banho dos cafés e restaurantes nas proximidades para satisfazerem as suas necessidades fisiológicas. A esquadra fica a meio quilómetro de distância. Também não têm qualquer abrigo ou resguardo para as situações de mau tempo ou frio, o que no Inverno representa um problema.

As queixas já se fazem ouvir e a Câmara de Vila Franca de Xira, apesar de não ser a responsável pelo serviço dos agentes, que são contratados pela empresa pública Infraestruturas de Portugal, quer ajudar a minimizar os incómodos e está a estudar uma solução.

“É preciso que se garantam condições de trabalho dignas para quem lá está. Os agentes entram em funções antes das 08h00 e terminam perto da meia-noite com turnos seguidos de quatro horas. Além das casas-de-banho nem têm um espaço para descansar ou tomar uma refeição”, lamenta Nuno Libório, vereador da CDU.

O autarca apresentou na última reunião pública do executivo uma proposta para que seja encontrada uma solução para o problema da passagem de nível. “Sabemos também pelos próprios que o pagamento dos gratificados não está a ser feito a tempo e horas. Disseram-nos que em Setembro ainda não tinham sido regularizadas as horas de trabalho efectivo feitas em Maio e Junho”, criticou.

Também David Pato Ferreira, da Coligação Nova Geração, afirmou ser sensível à falta de condições de trabalho a que os agentes estão sujeitos e lançou a proposta da sede da associação As Sentinelas, situada mesmo ao lado da passagem de nível, poder ser usada temporariamente pelos agentes quando necessitem. “Podem usá-la como zona de descanso, para comer e usar a casa-de-banho. Assim haja boa vontade para resolver o problema”, nota.

A proposta apresentada pela CDU e que foi aprovada por unanimidade exige que se desenvolvam contactos com o Ministério das lnfraestruturas e Habitação, no sentido da sua assunção de responsabilidades e soluções técnicas, para se eliminarem os factores de elevado risco ainda presentes naquela passagem de nível onde já morreram 29 pessoas em 13 anos.

Pede ainda o documento que a câmara diligencie junto do ministério por uma solução alternativa no mesmo local, “que sirva a cidade, os moradores do Cais e todos os utilizadores do Jardim Municipal Constantino Palha e passeio ribeirinho”, lê-se no documento. A proposta pede que sejam também garantidas as melhores condições aos agentes que se encontram no local ou a reposição de um guarda de linha.

O presidente do município, Fernando Paulo Ferreira, subscreveu a proposta, notando que “não traz nada de novo” ao que a câmara já andava a tratar sobre o assunto. “Vamos ver, no âmbito da modernização da Linha do Norte que aí vem, o que a Infraestruturas de Portugal vai sugerir em termos de intervenção naquela passagem”, concluiu.

Polícias que vigiam passagem de nível de VFX sem abrigo nem casa-de-banho

Mais Notícias

    A carregar...