uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Salvaterra de Magos quer uniões de freguesias desagregadas

Moção do Partido Socialista para a separação das uniões de freguesias de Salvaterra de Magos e Foros de Salvaterra e de Glória do Ribatejo e Granho foi aprovada por maioria em assembleia municipal

A Assembleia Municipal de Salvaterra de Magos aprovou, no dia 23 de Novembro, uma moção do Partido Socialista que defende o desencadear do processo de separação das uniões de freguesias de Salvaterra de Magos e Foros de Salvaterra e de Glória do Ribatejo e Granho. O texto foi aprovado com 19 votos a favor dos deputados do PS, do Chega e da coligação Coragem E Esperança (PSD/CDS) e 5 votos contra dos deputados do Bloco de Esquerda e da Coligação Democrática Unitária (PCP/PEV).

O deputado municipal Carlos Tezo apresentou a moção do Partido Socialista para desfazer a chamada “Lei Relvas” de 2013 que agregou várias freguesias do país. A moção prevê que o processo seja concluído até às próximas eleições autárquicas, em 2025.

Os partidos da oposição mais à esquerda mostraram algum desagrado com o prazo apresentado pelos socialistas. O deputado Nuno Monteiro (Bloco de Esquerda) acusa o PS de enganar o eleitorado, defendendo que esta separação deveria acontecer o mais rápido possível.

Nuno Antão (PS) respondeu ao bloquista afirmando que o compromisso eleitoral seria a separação das freguesias sem comprometer a estabilidade política do concelho. “Se o processo for feito agora as assembleias de freguesia caem havendo a necessidade de eleições intermédias”, vinca.

A deputada Isabel Coelho (PSD/CDS) interveio para defender a separação das freguesias considerando que o processo deve ser feito até 2025 e que as freguesias sejam desagregadas apenas no próximo mandato de modo a não criar qualquer tipo de instabilidade política no concelho.

Mais Notícias

    A carregar...