VFX centraliza operação regional de testagem à Covid
O município de Vila Franca de Xira cedeu as instalações da Casa da Juventude de Alverca do Ribatejo até 22 de Dezembro para que 1.261 funcionários de lares de idosos e lares residenciais da região possam ser testados à Covid-19.
Vão ser abrangidos pela medida os trabalhadores das Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas e Lares Residenciais (ERPI) dos concelhos de Vila Franca de Xira, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja e Sobral de Monte Agraço, numa colaboração com o Instituto da Segurança Social.
Irão ser testados os funcionários de 37 instituições com esta resposta social. Só do concelho de Vila Franca de Xira serão testadas 12 ERPIS, o que corresponde a um total de 529 funcionários. Os testes serão realizados por técnicos do Instituto de Medicina Molecular.
Esta colaboração do município vilafranquense junta-se à já prestada no âmbito da disponibilização do Pavilhão Multiusos do Cevadeiro para o funcionamento do centro de vacinação do concelho e do seu apetrechamento, assim como da sua manutenção, das viaturas e motoristas cedidos ao Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Estuário do Tejo para a deslocação das equipas de vacinação às ERPI, a fim de prestar inoculação aos acamados e dependentes, e da disponibilização de transporte para o centro de vacinação aos munícipes com idade avançada e mobilidade reduzida, sem família de retaguarda.