uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Comerciantes entusiasmados com renovação do Mercado Municipal de Alpiarça
A presidente da Câmara de Alpiarça, Sónia Sanfona, admite a possibilidade de deslocar alguns serviços municipais para a galeria superior do mercado municipal

Comerciantes entusiasmados com renovação do Mercado Municipal de Alpiarça

A requalificação do espaço custou cerca de meio milhão de euros e proporciona melhores condições a vendedores e clientes. Comerciantes estão satisfeitos com a nova cara do mercado mas alertam que é preciso continuar a trabalhar para o dinamizar.

A requalificação do Mercado Municipal de Alpiarça está concluída e o espaço foi inaugurado na sexta-feira, 17 de Dezembro, com a presença do executivo camarário, presidido por Sónia Sanfona (PS). A autarca também fez questão de convidar o anterior presidente, Mário Pereira (CDU), para o simbólico corte da fita uma vez que o projecto foi lançado pelo anterior executivo.

À margem da iniciativa foi também inaugurado o “Mercadinho de Natal de Alpiarça”, na Praça José Pinhão, que vai oferecer à população várias actividades lúdicas, nomeadamente passeios de pónei e de charrete, momentos musicais, dança, animação de rua e insufláveis para as crianças. Os comerciantes com quem O MIRANTE conversou não esconderam o entusiasmo por verem o mercado de cara lavada e com melhores condições de trabalho, mas não deixaram de sublinhar que, para que o esforço compense, é preciso trabalhar para dinamizar e cativar mais pessoas a visitarem o mercado.

Ivone Mendes é florista e tem o seu estabelecimento no mercado municipal há mais de quatro décadas. Na sua opinião, as intervenções vão funcionar como um “chamariz” uma vez que as pessoas estavam há muitos anos afastadas do mercado. A construção de um espaço verde e de mais lugares de estacionamento são as principais vantagens que, no seu ponto de vista, relevam a importância da empreitada. “Um dos grandes problemas era a falta de estacionamento e atractividade. Havia muita gente que vinha aqui comprar flores e tinha que deixar os carros estacionados no meio da estrada”, conta.

A florista considera ainda que uma das soluções para dinamizar o espaço é instalar alguns serviços municipais no edifício. “Quanto mais utilidade se der mais pessoas passam a vir. O mercado tem de ser um espaço de passagem obrigatória e onde a população tem à sua disposição vários tipos de serviços”, vinca.

Ana Paula Pinto é artesã há mais de duas décadas e todos os anos coloca as suas obras de arte à venda no “Mercadinho de Natal”. Ana Pinto, que tem a mesma opinião de Ivone Mendes, criticou o facto do mercado de Natal estar separado do mercado municipal. “O mercadinho que está ali na praça podia muito bem ter sido feito aqui no mercado. Era uma forma de começarmos com o pé direito e de mostrarem que querem realmente dar uma nova vida a este espaço”, afirma, acrescentando que o sucesso do mercado municipal depende da variedade da sua oferta.

UM PROJECTO PARA DINAMIZAR ECONOMIA

O projecto de requalificação do Mercado Municipal de Alpiarça arrancou em Abril de 2017 e dividiu-se em duas fases: as primeiras intervenções foram na galeria principal, que terminaram em Setembro de 2020; a segunda fase começou ainda no mesmo ano e incidiu na requalificação paisagística dos espaços exteriores como a construção de uma área de jardim, acessos pedonais e rodoviários, zonas de estacionamento.

Mercado poderá receber serviços municipais

Em declarações a O MIRANTE Sónia Sanfona diz que o mercado municipal deverá servir de incentivo para que a população aposte no comércio tradicional e no desenvolvimento da economia do concelho. A autarca admite, no entanto, que ainda há muito trabalho pela frente, nomeadamente no que diz respeito à implementação de estratégias de promoção e divulgação dos produtores locais.

Sónia Sanfona também coloca em cima da mesa a possibilidade de deslocar alguns serviços municipais para a galeria superior do mercado. A presidente referiu ainda que o novo espaço ajardinado ainda não tem nome e que será atribuído pela população através de um referendo, “processo que se iniciará com a maior brevidade possível”.

Inauguração do Mercado Municipal de Alpiarça contou com a actuação musical da Banda de Gaitas da Golegã
Comerciantes entusiasmados com renovação do Mercado Municipal de Alpiarça

Mais Notícias

    A carregar...