Murais pintados por artistas assinalam “Liberdade” em Benavente
Gonçalo Mar, Joana Pitanga e João Massano foram convidados pela Câmara de Benavente para retratarem a Liberdade no espaço escolar e espaço público. Obras perpetuam os 50 anos do 25 de Abril no concelho.
O município de Benavente começou a assinalar os 50 anos do 25 de Abril com arte. Dia 12 de Abril foram inaugurados três murais, pintados por artistas convidados pela Câmara de Benavente, sob o mote da Liberdade. O artista da margem sul, Gonçalo Mar, pintou “Pratas da casa” numa das paredes da Escola Básica e Secundária Professor João Fernandes Pratas, em Samora Correia.
Já em Benavente, na Escola Básica 2,3 Duarte Lopes, a artista plástica Joana Pitanga deu vida a uma parede da escola. A artista desenhou “Dona Liberdade”, uma mulher a segurar a liberdade nas mãos com a bandeira de Portugal às costas. O trabalho demorou uma semana até estar finalizado.
No posto de electricidade da Rua Álvaro Rodrigues de Azevedo, o artista natural de Benavente, João Massano, compôs um painel contemporâneo. “Construída por todos, todos os dias” é o nome da intervenção que chama a atenção de que a Liberdade é construída diariamente a várias mãos. João Massano foi representado na inauguração pela irmã Inês Carvalhal, uma vez que se encontra em Berlim, numa residência artística. O artista optou por elaborar a obra com cal aérea, um material ecológico e secular, que foi também usado nas pinturas de Pompeia.