uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Centenas de alunos aprenderam processo de tratamento de águas residuais
Alunos visitam Estações de Tratamento de Águas Residuais. fotoDR

Centenas de alunos aprenderam processo de tratamento de águas residuais

Centenas de alunos do primeiro, segundo e terceiro ciclos visitaram a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) que serve a sua escola para conhecerem todo o processo de tratamento das águas residuais desde a recolha, transporte, passando pelos tratamentos primário e secundário e pela devolução ao rio após tratamento.
Em Benavente, na ETAR da Quinta do Papelão, alunos do 12º ano na área de ciências tiveram oportunidade de ver a água suja na entrada da ETAR e compararem com a água tratada que é devolvida ao ciclo urbano da água através da linha de água que corre para o rio Sorraia. David Cardoso, técnico responsável pela instalação, desafiou os alunos a aplicarem os conhecimentos adquiridos num caso prático com um sistema de tratamento de águas residuais. Coruche, Benavente, Almeirim, Alpiarça, Chamusca, Salvaterra de Magos e Torres Novas são exemplos práticos da importância dos sistemas de tratamento. A primeira ETAR em Coruche surgiu há cerca de 20 anos, mas hoje existem duas dezenas de estações que tratam com eficácia e segurança as águas residuais numa parte significativa do território do concelho.

Água com sabores de produtos biológicos
A missão diária da Águas do Ribatejo começa no tratamento da água para consumo humano. A qualidade e segurança do abastecimento foca-se nos pormenores e no cuidado dos operadores e técnicos que cuidam da água desde a captação até à entrega em casa ou na escola. Na Central de Água de Almeirim, os alunos ficaram a conhecer o processo de tratamento de água para consumo humano que abastece milhares de pessoas todos os dias. A visita contempla várias experiências com a água e termina com uma degustação de água com sabores naturais a laranja, limão, morango ou hortelã. As visitas às fábricas da água decorrem nos sete concelhos que integram a AR: Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche, Salvaterra de Magos e Torres Novas. Em simultâneo decorrem várias campanhas de sensibilização para o uso responsável da água e para as boas práticas ambientais.

Centenas de alunos aprenderam processo de tratamento de águas residuais

Mais Notícias

    A carregar...