uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Fotos inéditas no novo livro da Associação de Futebol de Santarém
Francisco Jerónimo, João Leite e Luís Mata na apresentação do livro nos Paços do Concelho de Santarém

Fotos inéditas no novo livro da Associação de Futebol de Santarém

Novo livro da Associação de Futebol de Santarém, “100 Compilações: Centenário da Associação de Futebol de Santarém”, foi apresentado a 17 de Dezembro. A autoria é de Luís Mata e Carlos Amado.

“100 Compilações: Centenário da Associação de Futebol de Santarém” é o novo livro da Associação de Futebol de Santarém (AFS), apresentado a 17 de Dezembro no salão nobre dos Paços do Concelho de Santarém. Da autoria do historiador Luís Mata e do designer Carlos Amado, com apoio de Joaquim Duarte na investigação, a obra reúne mais de 400 fotografias, muitas delas inéditas.
Francisco Jerónimo, presidente da AFS, revelou que foi um desafio atrevido lançado a Luís Mata e Carlos Amado a 7 de Dezembro de 2021, uma vez que o objectivo da AFS não era um livro com “listas de resultados”, mas uma compilação dos feitos e momentos históricos que marcaram o século de vida da associação, dos desafios, das vitórias e das lições aprendidas. Além de “mergulhar” na forma como a AFS se adaptou às transformações sociais e tecnológicas ao longo do tempo “sem perder a sua verdadeira identidade”. “Esperamos que esta obra inspire futuras gerações, valorize e preserve a rica herança do futebol no distrito e continue a ser uma fonte de orgulho para todos os envolvidos”, concluiu.
Luís Mata descreveu a publicação de 384 páginas como “uma obra que se assume científica sem ser demasiado hermética, que almeja deixar saudades sem ser saudosista”. O historiador elogiou o trabalho de Carlos Amado, que não pôde comparecer por motivos de saúde, e que passou “quase uma semana” a recuperar a imagem de capa, com precisamente 100 anos. “Representa o clube mais antigo do distrito – o Sport Grupo Scalabitano “Os Leões” –, num equipamento que lhes é completamente desconhecido, inclusivamente quando olhei para o símbolo não vi o leão”. A fotografia foi tirada no campo da feira, actual Jardim da Liberdade, sendo que o facto de o clube já não existir também motivou a escolha da fotografia, evitando-se tomar partidos.
O presidente da Câmara de Santarém, João Leite, encerrou a sessão dizendo que o livro foi elaborado de forma “criativa e dinâmica” e que “tem a capacidade de homenagear os que no passado se esforçaram para dar um contributo precioso à AFS”.

Fotos inéditas no novo livro da Associação de Futebol de Santarém

Mais Notícias

    A carregar...