uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Torres Novas recebeu centenas de professores para discutir estratégias ambientalistas
Pedro Ferreira, presidente da câmara municipal de Torres Novas

Torres Novas recebeu centenas de professores para discutir estratégias ambientalistas

“Seminário Eco-Escolas” realizou-se este ano em Torres Novas, num evento que envolveu mais de 300 pessoas e que pretendeu reconhecer e estimular escolas a adoptar medidas pró-ambientalistas.

O município de Torres Novas acolheu o “Seminário Nacional Eco-Escolas 2025”, que reuniu professores e técnicos de todo país. O evento contou com várias palestras, workshops, fóruns e uma Eco-Mostra, onde foram discutidas medidas e estratégias em prol do meio ambiente. O Seminário arrancou na sexta-feira, 17 de Janeiro, com a entrega de Diplomas de Qualidade e Excelência 2024, onde foram distinguidas 161 das 194 Eco-Escolas, pelo bom trabalho que realizaram nos últimos anos, estando actualmente inscritas 2183 Eco-Escolas e 258 municípios em Portugal. O município de Torres Novas é um dos que adere ao movimento há vários anos, afirmando o presidente da câmara municipal, Pedro Ferreira, que é “um orgulho” acolher um evento como este tendo em conta a importância dos temas abordados.
Durante os três dias, o evento contou com a participação de vários especialistas em educação, ambiente e sustentabilidade. No evento também foram apresentados novos projectos e desafios para o ano 2025, como o projecto Geração Depositrão, o Geração Verdão, o Ecolabirinto, o Return Box, o Microflorestas e muitos outros, que reforçam de igual modo a prática de acções relacionadas com a reciclagem, a protecção da biodiversidade e a sustentabilidade. Muitas destas palestras foram participativas, onde o público fez perguntas ou pediu conselhos sobre como resolver certas situações e problemas presentes nas escolas.
Uma das grandes novidades no evento foi a retoma da actividade “Rota pelo Clima”, que foi planeada para o ano de 2020, mas que devido à pandemia não pôde ser realizada. A actividade promove acções de mobilidade sustentável, que é um tema que o presidente da Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABBAE), José Archer, pondera investir mais no futuro. A cidade que vai acolher o próximo Seminário Eco-Escolas já está decidida e irá ser anunciada no final do presente ano lectivo, adiantando José Archer que a “preocupação é ir sempre a diferentes regiões” do país. O Seminário Nacional Eco-Escolas é direccionado a professores e técnicos de municípios que acompanham o Programa Eco-Escolas e é desenvolvido pela ABBAE desde 1996.

Torres Novas recebeu centenas de professores para discutir estratégias ambientalistas

Mais Notícias

    A carregar...