Sociedade | 22-01-2006 11:46
ETAR de Dornes parada por falta de energia
Há três meses que a ETAR de Dornes está concluída, mas ainda não entrou em funcionamento por falta de electricidade.Primeiro era em Outubro, depois em Novembro, a seguir em Dezembro. Agora a estratégia parece ser a de não adiantar uma data para a entrada em funcionamento da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Dornes, concelho de Ferreira do Zêzere. A Empresa Águas do Centro, dona da obra, e a Câmara de Ferreira do Zêzere tudo têm feito para que a situação se resolva, mas parecem não ter poder negocial suficiente perante a Energias de Portugal (EDP).A verdade é que a EDP parece ter outras prioridades que satisfazer um pedido feito há mais de três meses. Um pedido que, depois de satisfeito, irá solucionar o problema de centenas de munícipes do concelho de Ferreira do Zêzere, que continuam hoje a deitar os esgotos domésticos em fossas sépticas.O presidente da Câmara de Ferreira do Zêzere não entende também tanta demora no fornecimento de energia eléctrica à obra. Luís Pereira (PSD) diz que tanto as componentes em alta (ETAR e estação elevatória associada) como as componentes em baixa (redes de drenagem e estações elevatórias) do sistema de saneamento de Dornes encontram-se totalmente construídas.E que só se aguarda pela conclusão dos processos relativos à alimentação de energia eléctrica à ETAR e estação elevatória associada para se fazer a emissão dos certificados de exploração respectivos pela entidade competente, cuja promoção é da responsabilidade da empresa Águas do Centro.Também na rede em baixa está tudo pronto, faltando apenas o licenciamento dos geradores das estações elevatórias, emissão dos respectivos certificados de exploração e promulgação de editais de informação à população sobre a entrada em funcionamento da ETAR e ligações dos ramais domésticos.Nem a própria EDP parece saber quando disponibilizará o serviço. O MIRANTE contacto a Área de Rede de Coimbra/Lousã, para obter esclarecimentos sobre a situação mas, após a chamada ter sido passada de departamento em departamento, foi-nos pedido para telefonar para o serviço da EDP instalado na loja do cidadão de Coimbra.Que, por não prestar informações por telefone, nos remeteu para a linha verde da empresa. Após contacto telefónico com o responsável do serviço da linha verde e exposição da questão, ficou a garantia de o jornalista ser contactado posteriormente para esclarecimentos adicionais sobre a ETAR de Dornes. Até à data.
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