Sociedade | 24-02-2016 13:56

Pinto Balsemão recebe prémio Personalidade do Ano atribuído por O MIRANTE

Pinto Balsemão recebe prémio Personalidade do Ano atribuído por O MIRANTE
CERIMÓNIA

Prémios, que distinguem pessoas e instituições da região, vão ser entregues numa cerimónia no Cine-Teatro de Almeirim, esta quinta-feira, a partir das 17h00.

Francisco Pinto Balsemão recebe esta quinta-feira o prémio Personalidade do Ano – Nacional, numa iniciativa de O MIRANTE, que se realiza há 11 anos. Os prémios, que distinguem pessoas e instituições da região, vão ser entregues numa cerimónia no Cine-Teatro de Almeirim, esta quinta-feira, 25 de Fevereiro, a partir das 17h00.

Os jornais e o jornalismo em Portugal devem muito do que são hoje a Francisco Pinto Balsemão. O Expresso é a marca mais prestigiada do jornalismo escrito em Portugal e a SIC foi a primeira televisão privada em Portugal que ajudou a abrir o caminho da modernidade e da pluralidade da informação em Portugal na área do audiovisual.

Jornalista, político, dirigente associativo, empresário, o presidente do grupo Impresa e presidente do conselho de administração da SIC, é uma personalidade ímpar no panorama dos media em Portugal e da cultura portuguesa em geral.

Ter sido primeiro-ministro entre Janeiro de 1981 e Junho de 1983 parece, entre tudo aquilo que fez até hoje, o cargo que menos apetece valorizar tendo em conta as inúmeras vezes que fez a diferença como jornalista, na qualidade de director de um jornal e, durante muitos anos até hoje, na função de ajudar a afirmar um sector que é um dos mais importantes numa sociedade democrática.

Não há em Portugal quem até agora, depois do 25 de Abril, tenha sabido desempenhar o papel de jornalista, editor, director e dono de jornal com a mesma competência com que fez política.

Foi eleito primeiro-ministro e chegou à idade de merecer o estatuto de Homem mais influente na sociedade portuguesa. Provavelmente não haverá outro português da sua geração e das gerações seguintes que tão bem tenha sabido aproveitar os resultados de uma grande aprendizagem que se ficou a dever à sua capacidade de trabalho, à sua grande inteligência e à ousadia de querer ir sempre mais além.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1659
    10-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1659
    10-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo