Antigo jogo de futebol de mesa cativa novos adeptos
Subutteo tenta ressuscitar pelas mãos de antigos praticantes que vão arregimentando novos jogadores para a causa.
Rui Mendes e Nuno Henriques são amigos de infância que, em crianças, costumavam jogar subbuteo na década de 1970. O jogo de futebol de mesa era um dos brinquedos predilectos. Os miúdos tinham a oportunidade de recriar, no chão da sala ou em cima da mesa de cozinha, o desporto rei com a ponta dos dedos. O aparecimento das consolas e a falta de comercialização do jogo em Portugal, fez com que o subbuteo aos poucos saísse de cena. Mas entretanto os dois amigos souberam que havia quem ainda jogasse futebol de mesa e decidiram voltar a jogar.
Nuno Henriques e Rui Mendes lideram a secção de futebol de mesa do Juventude da Castanheira, único clube da modalidade na região, e tentam passar a febre do jogo que os cativou em criança aos mais novos. E são cada vez mais os interessados, desde crianças a adultos.
No dia 17 de Agosto, o clube organizou a primeira prova da época. O encontro juntou seis das sete equipas que competem em Portugal e contou também com a presença de Carolina Villarigues. A atleta de 19 anos, que representa o Belenenses, sagrou-se no início de Setembro campeã mundial de Futebol de Mesa em femininos. Um exemplo claro de como o jogo do século passado está a ganhar novos adeptos.
* Reportagem completa na edição semanal de O MIRANTE.