Sociedade | 14-07-2017 14:36

Póvoa de Santa Iria abriu o maior parque europeu de produção de microalgas

Póvoa de Santa Iria abriu o maior parque europeu de produção de microalgas

Unidade vai produzir 600 toneladas de microalgas por ano que têm diversas utilizações.

Arrancou na quinta-feira, 13 de Julho, na Póvoa de Santa Iria, concelho de Vila Franca de Xira, o Algatec, o maior business park da Europa de produção de microalgas, que representa um investimento de 22 milhões de euros.


O parque é promovido pelo grupo A4F Algae For Future, cujos projectos são financiados por fundos comunitários e está implantado no parque industrial da Solvay. A perspectiva é produzir, em 14 hectares, 600 toneladas de microalgas por ano, que consumirão duas mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) e as converterão em oxigénio. Vão ser criados 100 novos postos de trabalho e o volume de vendas rondará os 10 milhões de euros por ano. O objectivo do Algatec é acolher e apoiar empreendedores e investidores na área das microalgas e fazer a ponte entre a aplicação e a produção industrial destas algas, acrescida do desenvolvimento e comercialização de novos produtos. As microalgas são utilizadas numa ampla variedade de aplicações tecnológicas que vão desde a indústria alimentar, rações para animais, cosmética, farmacêutica, produção de energia, tratamento de efluentes e produção de bioplásticos.


“Este projecto afirma-se da maior importância para o nosso concelho e permitirá a criação de boas sinergias com o mercado local. É uma aposta sustentável e com elevada especialidade tecnológica. É uma aposta que é uma mais-valia para todos nós e um exemplo inovador para o concelho e para o país”, exaltou Alberto Mesquita (PS), presidente do município.
Já o CEO da A4F, Nuno Coelho, explica que este novo parque da Póvoa vai ser “extremamente relevante” a nível europeu e até mundial, porque permitirá reduzir os custos de produção maximizando a área produtiva.

* Notícia desenvolvida na edição semanal de O MIRANTE

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo