Sociedade | 23-07-2017 00:30

Convento do Carmo é o novo espaço de cultura em Torres Novas

Convento do Carmo é o novo espaço de cultura em Torres Novas

Edifício onde funcionou antigo hospital da cidade sofreu obras de requalificação que demoraram vários anos a concluir.

Depois de vários anos de avanços e recuos o edifício do antigo Convento do Carmo, em Torres Novas, abriu ao público este sábado, 22 de Julho, após obras de requalificação. Na cerimónia de inauguração, o presidente do município, Pedro Ferreira (PS), recordou o processo “lento e desgastante” de recuperação do edifício que teve um custo total de cerca de cinco milhões e duzentos mil euros, tendo a autarquia pago 41 por cento e os restantes ficaram a cargo de fundos comunitários.

“Queremos que o Convento do Carmo seja um espaço cultural onde se vão realizar diversos eventos nacionais e internacionais. O edifício vai acolher, num dos pisos, uma Residência Artística, que será uma valência inovadora para artistas nacionais e estrangeiros”, referiu Pedro Ferreira. O presidente acrescentou que a ideia inicial quando começaram as obras de requalificação do Convento do Carmo era para que fossem para ali transferidos os serviços da Câmara de Torres Novas. Uma ideia que Pedro Ferreira não coloca totalmente de parte mas que só o “futuro dirá” se tal irá acontecer.

Isabel Damasceno, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) Centro, também marcou presença na cerimónia e elogiou um “espaço belíssimo com uma enorme história”. Isabel Damasceno explicou que este é um projecto diferente e inovador que vai promover permanentemente a cultura na cidade torrejana. “As dificuldades deste projecto foram sempre sendo ultrapassadas. Tenho que deixar um elogio ao presidente do município que teve sempre bom senso e conseguiu entender e ultrapassar todos os obstáculos e por isso estamos aqui hoje a inaugurar este espaço”, sublinhou.

A iniciativa contou com a actuação do Choral Phydellius que cantou o hino nacional e o hino de Torres Novas. Durante este fim-de-semana vão realizar-se diversas actividades culturais no novo espaço.

* Notícia completa na edição semanal de O MIRANTE.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo