Sociedade | 08-11-2018 16:32

Santarém é o terceiro distrito com mais autarquias Familiarmente Responsáveis

Torres Novas recebe a distinção pelo décimo ano consecutivo.

Santarém está no pódio dos distritos com maior número de municípios distinguidos com a bandeira verde do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR), por adoptarem políticas efectivas de apoio às famílias. Além de Torres Novas, município que recebe um galardão especial por ser distinguido desde o início da atribuição do prémio, em 2008, Abrantes, Coruche, Mação, Santarém, Sardoal e Tomar recebem as suas bandeiras numa cerimónia agendada para 21 de Novembro, em Coimbra.

A distinção atribuída pelo OAFR visa reconhecer a capacidade de intervenção das autarquias, estimulando a continuidade das políticas de apoio à família praticadas e incentivando a prossecução de novas medidas.

Os parâmetros tidos em conta pelo Observatório, criado em 2008 pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, para atribuição dos galardões, baseiam-se numa análise a dez áreas de actuação: apoio à maternidade e paternidade; apoio às famílias com necessidades especiais; serviços básicos; educação e formação; habitação e urbanismo; transportes; saúde; cultura, desporto, lazer e tempo livre; cooperação, relações institucionais e participação social; e outras iniciativas. São ainda tidas em conta as boas práticas das autarquias para com os seus funcionários em matéria de conciliação entre trabalho e família.

Este ano foram distinguidos 70 municípios, de um total de 130 candidaturas. Lisboa e Coimbra, com 11 e 9 autarquias premiadas, respectivamente, são os distritos à frente de Santarém e Aveiro com 7 municípios distinguidos em ex aecuo.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo