Sociedade | 27-12-2018 12:30

GNR apreende redes e devolve duas mil enguias bebé ao Tejo

GNR apreende redes e devolve duas mil enguias bebé ao Tejo

Acção de fiscalização decorreu nos concelhos do Cartaxo e Salvaterra de Magos.

A GNR apreendeu quase meio quilo de meixão (enguias bebé) numa operação no rio Tejo nos concelhos de Cartaxo e Salvaterra de Magos. A acção do Núcleo de Protecção Ambiental da GNR de Santarém, com o apoio do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS), permitiu recuperar um recurso piscícola de alto valor comercial e cuja apanha é ilegal. Os 430 gramas de meixão têm um valor no mercado de cerca de 3.225 euros, segundo revela a GNR.

A operação, que permitiu também retirar do rio quatro redes de pesca, oito âncoras e várias bóias, decorreu na terça-feira, 18 de Dezembro. Segundo a Guarda a quantidade de enguias bebé devolvidas ao rio correspondem a cerca de duas mil e são muito apreciadas em alguns países europeus, como Espanha, mas sobretudo nos países asiáticos.

A enguia europeia (anguilla anguilla), é uma espécie considerada em perigo e que tem sofrido grande redução no número de efectivos devido à pesca ilegal, impedindo desta forma o normal ciclo de reprodução, colocando em causa a sustentabilidade da espécie.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo