Sociedade | 14-01-2019 12:30

“Ser mãe pela terceira vez acalma os nervos mas não diminui as dores”

“Ser mãe pela terceira vez acalma os nervos mas não diminui as dores”
FELICIDADE

Bebé do ano no Médio Tejo é de Tomar e chama-se Mateus.

Mãe pela terceira vez, Rute Granjo não teve o nervosismo das primeiras gravidezes e ao sentir contracções pediu ao marido que a conduzisse ao hospital. Seguiram na manhã de 1 de Janeiro de Paço da Comenda, Gaios, concelho de Tomar, até Abrantes, com a malinha feita com antecedência. A partir das 35 semanas começaram algumas complicações e a parturiente já estava de sobreaviso.

“Ser mãe pela terceira vez acalma os nervos, mas não diminui as dores”, diz Rute sentada na cama do hospital com o pequeno Mateus quase adormecido, ao colo. “Nas últimas semanas desta gravidez tive muitas dores, isso nunca me tinha acontecido nas gravidezes anteriores”, refere Rute, acrescentando que “mesmo assim o parto foi normal e correu bem, com as dores atenuadas pela epidural.”

Rute Granjo e Tiago Mota, de 26 e 28 anos, são os pais babados de duas meninas, Áurea, de seis anos, e Camila, de cinco, e completaram agora o trio de descendentes com o esperado rapaz. Mateus nasceu com 3.570 gramas e 49,5 cm, às 17h48, do dia 1 de Janeiro e foi o bebé do ano na maternidade do Centro Hospitalar do Médio Tejo, em Abrantes.

Feliz e já sem dores, Rute diz a O MIRANTE que o seu contributo para o aumento da natalidade no país termina aqui. “Façam agora outros, que eu já fiz a minha parte”, diz com humor. O pai, Tiago, confirma que foram à procura do rapaz e que agora não pensam ter mais filhos. Com um apoio pré-natal mensal de 140 euros, a partir do segundo trimestre de gravidez, Tiago afirma que há falta de incentivos para quem quer ter filhos.

Tiago Mota é padeiro em Torres Novas, na panificadora Marques Filipe, o mesmo local onde já trabalhava quando foi pai pela primeira vez, há seis anos, e pela segunda, no ano seguinte. Vai gozar os 25 dias de licença parental a que tem direito e brinca que a entidade patronal já começa a achar que são “bebés a mais”. Rute Granjo está desempregada, já trabalhou como auxiliar de acção educativa, mas ultimamente tem dedicado o seu tempo à família que entrou em 2019 com mais um elemento.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo