Centro de Documentação vai nascer na antiga escola do Zambujal

Antigo eurodeputado Sérgio Ribeiro doou o seu acervo documental à Câmara de Ourém.
O projecto de execução do Centro de Documentação Joaquim Ribeiro foi apresentado na última reunião de câmara privada de Ourém e vai nascer no edifício devoluto da antiga escola primária do Zambujal, em Ourém. O Centro de Documentação Joaquim Ribeiro resulta de um protocolo entre o município e Sérgio Ribeiro, antigo eurodeputado e membro na Assembleia Municipal de Ourém, durante vários mandatos, eleito pela CDU.
Sérgio Ribeiro decidiu, em 2017, doar o seu acervo documental e bibliográfico à Câmara de Ourém. Foi escolhida o edifício da antiga escola do Zambujal para acolher o Centro de Documentação uma vez que Sérgio Ribeiro é natural dessa localidade.
O projecto de execução contempla uma intervenção interior de adaptação à nova funcionalidade do espaço. O Centro de Documentação Joaquim Ribeiro (nome do pai de Sérgio Ribeiro) vai ter duas salas principais – para tertúlia e biblioteca -, um espaço de cafetaria, vestíbulo, área de arrecadações de apoio e instalações sanitárias. O objectivo deste projecto passa por manter a traça e identidade do edifício original.
O investimento previsto é de cerca de 137 mil euros e a obra tem um prazo de execução de 11 meses. O “Centro de Documentação Joaquim Ribeiro” ficará dividido em sete temáticas: Europa, Associativismo ouriense, História de Ourém, Zambujal e arredores, Economia, Literatura vária e Documentos de intervenção cívica. Cada temática tem vários subtemas, sendo a Europa, conforme exposto na ocasião, a que mais se destaca, nomeadamente com bibliografia ligada à União Europeia.