Sociedade | 15-04-2019 11:03

Vespa asiática aparece em Frade de Cima

Vespa asiática aparece em Frade de Cima

Ninho que vai ser destruído encontra-se num armazém junto a uma residência

Foi encontrado um ninho de vespas asiáticas numa residência em Frade de Cima, concelho de Alpiarça. O ninho, que ainda é pequeno, está num armazém anexo à habitação. Uma equipa do Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente da GNR já esteve no local, confirmando-se tratar de vespas asiáticas.

Está prevista a destruição do ninho por um técnico credenciado ao final do dia desta segunda-feira, 15 de Abril. O procedimento mais comum é queimar o ninho. Até agora têm sido detectados alguns ninhos na zona norte do distrito de Santarém, sobretudo na zona de Abrantes.

A vespa asiática é uma espécie exótica invasora, predadora de abelhas e altamente prejudicial para a produção de mel, agricultura e ecossistema em geral. No entanto, esta espécie não é fonte de transmissão de qualquer doença e para seres humanos não é considerada mais perigosa que a vespa europeia.

Designada por vespa velutina, mas mais conhecida como vespa asiática, é uma espécie nativa do Sudeste Asiático. Em 2004 entrou na Europa através de França, tendo feito o percurso pela península Ibérica até chegar a Portugal, via Galiza, em 2011.

As autoridades recomendam às populações que estejam atentam e verifiquem os seus armazéns agrícolas, casas antigas e árvores de grande porte nos quintais e jardins. Caso suspeitem da presença de ninhos ou exemplares desta espécie, devem informar o serviço municipal de protecção civil ou as autoridades policiais.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo