Sociedade | 11-05-2019 15:00

Suinicultores acreditam que exportação para a China pode ajudar à auto-suficiência do sector

Suinicultores acreditam que exportação para a China pode ajudar à auto-suficiência do sector
CONGRESSO
foto DR

Suinicultores portugueses, reunidos em Rio Maior, acreditam que a exportação para o mercado chinês vai contribuir para o crescimento da produção e esperam atingir a auto-suficiência para o mercado nacional até 2030.

Na abertura do 9º Congresso Nacional de Suinicultura, na quarta-feira, 8 de Maio, Vítor Menino, presidente da Federação das Associações de Suinicultores, afirmou que a oportunidade de negócio criada com a exportação para “o maior importador de carne do mundo” vai obrigar a produção nacional, que actualmente satisfaz 65% do consumo nacional, a crescer, contribuindo para que se atinja a auto-suficiência até 2030.

“Portugal precisava de uma alternativa à concentração da procura. Foi o inconformismo que nos fez ir à procura”, declarou, no Cineteatro de Rio Maior, no primeiro dia de um congresso que tem como temas centrais as potencialidades do mercado chinês para a suinicultura portuguesa e as tendências de consumo, com destaque para a apresentação dos mais recentes estudos sobre produção de carne sintética.

Vítor Menino afirmou que este é um processo ainda embrionário, mas que merece a atenção dos produtores pecuários do mundo inteiro, por gerar polémica e por se desconhecer ainda se no futuro será um desafio para o sector.

O ministro da Agricultura, que presidiu à abertura do encontro, enquadrou a investigação sobre produção de carne sintética, actualmente em curso, no contexto da procura de alternativas para alimentos convencionais, tendo em conta o aumento da população mundial e a impossibilidade de generalizar os padrões de consumo do modelo alimentar ocidental, dando o exemplo de Portugal, em que o consumo anual de carne de porco por habitante é de 43 quilogramas.

Frisando que ainda é cedo para saber se o processo – que passa pela multiplicação de células vivas em laboratório – dará um dia resultados positivos, quer do ponto de vista organoléptico quer de custos (estima-se que a produção de um único hambúrguer atinja neste momento os 250.000 euros), Capoulas Santos afirmou que se trata de “trabalho científico a ser acompanhado”.

Durante o encontro, que termina na quinta-feira, 9 de Maio, serão ainda debatidas questões como o impacte ambiental da suinicultura ou os desafios da sucessão geracional num negócio que em Portugal se mantém eminentemente familiar.

Vítor Menino disse acreditar que a tendência de subida do preço da carne de porco, proporcionada pela entrada noutros mercados, não será “drama nenhum” para os consumidores nacionais e que permitirá, além do contributo para a balança comercial do país, obter mais-valias para aplicar na melhoria do desempenho ambiental e das condições gerais das explorações, “que até aqui não havia condições financeiras para fazer”.

O presidente da federação pediu, contudo, mais “agilidade” na aprovação dos planos de gestão de efluentes e nos licenciamentos, aludindo a “interesses contrários à produção”, nomeadamente no “mundo dos adubos e dos fertilizantes sintéticos e outro tipo de investimentos” que estão “a levantar problemas”.

Para Vítor Menino, o país tem área, clima, água e saber para tornar possível a expansão da produção suinícola.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo