Sociedade | 12-05-2019 07:00

GNR com 250 militares nas ruas durante peregrinação a Fátima

GNR com 250 militares nas ruas durante peregrinação a Fátima
Foto Ilustrativa

GNR vai alocar 250 militares por dia durante a peregrinação de Maio no Santuário de Fátima, que decorre nos dias 12 e 13. Mais de 300 operacionais da protecção civil estarão também no local.

Na operação "Peregrinação Segura 2019", a GNR vai contar com uma média de 250 militares da guarda por dia, num dispositivo que envolve unidade de intervenção, unidade de segurança e honras de Estado, unidade de trânsito, unidades territoriais e unidade de investigação criminal, disse à agência Lusa o comandante do Destacamento Territorial de Tomar, Tiago Delgado, no final da conferência de imprensa realizada esta sexta-feira, 10 de Maio. A operação vai contar com agentes à civil, mas não está prevista a utilização de barreiras de betão, como aconteceu aquando da vinda do Papa Francisco, em 2017, acrescentou.

O trânsito no acesso a Fátima pode sofrer alguns condicionamentos devido aos fluxos no domingo e na segunda-feira, disse, salientando ainda a necessidade dos peregrinos andarem devidamente identificados com coletes reflectores e não usarem os telemóveis nem auscultadores enquanto fazem a sua peregrinação.

"Os condutores devem também ter uma especial atenção e moderação na condução", referiu.

Em declarações à Lusa, o Comandante Distrital de Operações de Socorro de Santarém, Mário Silvestre, informou que haverá, por dia, mais de 300 elementos da protecção civil.

Ao todo, estarão alocados no Santuário de Fátima 230 bombeiros, 36 profissionais do Instituto Nacional de Emergência Médica, 40 da Cruz Vermelha e 30 operacionais da Força Especial da Protecção Civil, sendo que o dispositivo conta ainda com 32 ambulâncias e dois veículos de combate a incêndios urbanos, informou.

Na zona do Santuário de Fátima, estarão disponíveis um hospital de campanha, um posto médico avançado e dois postos de socorros, com as operações da protecção civil a decorrerem entre sábado e segunda-feira.

Face às previsões do aumento das temperaturas, Mário Silvestre aconselha os peregrinos a hidratarem-se e a terem cuidado à exposição solar.

Milhares de peregrinos são esperados entre domingo e segunda-feira no Santuário de Fátima, para a peregrinação internacional de Maio, que é presidida pelo cardeal filipino Luis Antonio Tagle, arcebispo de Manila.

Mais Notícias

    A carregar...

    Edição Semanal

    Edição nº 1407
    13-06-2019
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1407
    13-06-2019
    Capa Médio Tejo