Sociedade | 10-06-2019 10:00

A "operação especial" e o papel de Santarém na formação de Portugal

A "operação especial" e o papel de Santarém na formação de Portugal

A reconquista de Santarém aos Mouros ficou para a posteridade como um dos pontos de charneira da construção de Portugal.

Se tivesse acontecido nos dias de hoje, a reconquista de Santarém aos mouros seria apelidada de "operação especial". A forma como foi protagonizada constituiu uma quebra de todas as lógicas da guerra medieval que era bastante formal, tinha um período próprio e grandes contingentes de homens. Nada disso aconteceu em Santarém numa conquista que ficou para a posteridade como um dos pontos de charneira da construção de Portugal.

A propósito das comemorações do Dia de Portugal, que se assinala hoje, 10 de Junho, o MIRANTE esteve à conversa com o historiador Luís Mata para perceber o papel da cidade e da região na história e na formação do país e como se pode afirmar no século XXI.

Dos tempos áureos ao período negro, da indefinição à conquista de uma identidade, qual a importância de Santarém - cidade a um passo de ser capital do país - através dos séculos e até aos dias de hoje.

Uma reportagem para ler na íntegra na próxima edição de O MIRANTE, nas bancas a 13 de Junho.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo