Sociedade | 24-06-2019 19:00

Helena Gonçalves integra a equipa de formação de novos terapeutas Gestalt

Helena Gonçalves integra a equipa de formação de novos terapeutas Gestalt
FORMAÇÃO

Helena Gonçalves tem a licenciatura Pré-Bolonha em Psicologia pela Universidade de Coimbra e uma Pós-Graduação em Psicoterapia Gestalt pela SLEPG.

Helena Gonçalves tem a licenciatura Pré-Bolonha em Psicologia pela Universidade de Coimbra e uma Pós-Graduação em Psicoterapia Gestalt pela SLEPG. Para além de dar consultas de psicoterapia em diversas clínicas da região, nomeadamente em Torres Novas (Pharmavitae) e Entroncamento (Dental 7), faz parte da equipa de formação de novos Terapeutas Gestalt, na Associação Portuguesa de Gestalt (APG) em Lisboa, escola de formação de psicoterapeutas que tem protocolo com a Ordem dos Psicólogos Portugueses.

A sua função é de tutora, cabendo-lhe estar presente nas sessões de formação, a realização de relatórios das sessões e análise dos trabalhos dos formandos. Integra a equipa que está, desde Outubro do ano passado, a ministrar uma nova formação de terapeutas, com duração de três anos. “A minha função actual é também uma preparação para vir a ser formador em futuras edições”, refere.

Helena Gonçalves explica que um Terapeuta Gestalt é um psicoterapeuta com formação num modelo de psicoterapia de base humanista, que se propõe apoiar os seus clientes no seu desenvolvimento integral, ajudando a pessoa a beneficiar das suas próprias potencialidades. “O Terapeuta Gestalt aprendeu a ter uma visão unificadora do ser humano que contempla as suas dimensões sensoriais, afectivas, intelectuais e espirituais”, sublinha.

“Esta formação é diferente da que tivemos na faculdade, tanto em conteúdo como no seu formato. Este tipo de ensino é ministrado em sociedades ou associações científicas, como é o caso da APG. Ou seja, existem várias escolas a formar psicoterapeutas, sendo que neste modelo específico - Gestalt - é a única no país. O curso a decorrer destina-se a psicólogos, médicos, enfermeiros, técnicos de serviço social, professores ou outros licenciados, cuja actividade profissional esteja ligada directamente com o trabalho de relação de ajuda”, complementa.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo